• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.97.2017.tde-29032017-095836
Documento
Autor
Nome completo
Ricardo Augusto Guimarães Romeiro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Lorena, 2017
Orientador
Banca examinadora
Romão, Estaner Claro (Presidente)
Romão, Érica Leonor
Aguilar, Juan Carlos Zavaleta
Garcia, Roberta Veloso
Título em português
Aprendizagem baseada em projetos na aplicação de gráficos de funções com apoio de recursos computacionais no Ensino Médio
Palavras-chave em português
Aprendizagens significativas; Qualidade de Ensino; Funções; Tecnologia; WINPLOT; simulador PHET; Matemática
Resumo em português
A Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) é uma abordagem ativa e sistêmica, onde as aulas são centradas no aluno e o permite trabalhar individual ou em grupo aplicando esse método na resolução de problemas. Este projeto tem como objetivo a tentativa de uma melhoria da qualidade do ensino a partir da construção de funções utilizando os recursos computacionais alternativos como suporte para uma aprendizagem significativa, partindo do pressuposto de inserir softwares na educação, com auxílio do simulador PHET e o do software educacional WINPLOT. O simulador será utilizado para criar a motivação necessária para inserir o conteúdo e contribuir para que o educando entenda melhor a presença da matemática em outras disciplinas como Física e Biologia, o software WINPLOT será utilizado para construção e conferências de gráficos e o simulador PHET será utilizado para relacionar o conteúdo com situações do cotidiano. Este projeto será aplicado nos alunos do 3º ano do ensino médio, em uma instituição privada de ensino básico na cidade de Lorena- SP. Este trabalho será dividido em sete etapas, sendo que estas etapas serão feitas em sequência e, para a montagem de cada atividade, serão analisados os resultados apresentados na atividade anteriores.
Título em inglês
Project-based learning in the application of function graphs with support of computing resources in high school
Palavras-chave em inglês
Significant Learning; Teaching Quality; Features; Technology; WINPLOT; PHET simulator; mathematics
Resumo em inglês
The Project Based Learning (PBL) is an active and systematic approach, where classes are student-centered and allows you to work individually and in groups by applying this method to solve problems. This project aims to attempt to improve the quality of education through the construction of functions using alternative computing resources as support for meaningful learning, assuming insert software in education, with the help of PHET simulator and software educational WINPLOT. The simulator will be used to create the necessary motivation to enter content and contribute to the student better understand the presence of mathematics in other disciplines such as physics and biology, the WINPLOT software will be used to build and graphics conferences and PHET simulator will be used to relate the content with everyday situations. This project will be applied to students of the 3rd year of high school, in a private institution of elementary education in the city of Lorena- SP. This work will be divided in seven stages, and these steps will be done in sequence and, for the assembly of each activity, the results presented in the previous activity will be analyzed.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
PED16013_C.pdf (10.49 Mbytes)
Data de Publicação
2017-03-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.