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Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.12.2011.tde-07022011-091220
Documento
Autor
Nome completo
Fabio Frezatti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2001
Banca examinadora
Guerreiro, Reinaldo (Presidente)
Beuren, Ilse Maria
Martins, Gilberto de Andrade
Pagnani, Eolo Marques
Szuster, Natan
Título em português
Contribuição para o estudo do Market Value Added como indicador de eficiência na gestão de valor: uma análise das empresas brasileiras com ações negociadas em bolsa de valores no ambiente brasileiro pós-Plano Real.
Palavras-chave em português
EVA
Gestão de valor
Lucro residual
Market value added
MVA
Resumo em português
A Gestão do Valor da empresa é um tema-chave no mundo globalizado e tem preocupado intensamente tanto a comunidade acadêmica como o mercado empresarial, dada a sua perspectiva de proporcionar condições relativamente objetivas de estabelecimento de metas para a sobrevivência e adequação de desempenho perante os controladores. Várias abordagens são disponíveis e todas têm o mesmo objetivo: gerenciar o valor para assegurar a otimização da riqueza dos acionistas. Nesse sentido, valor passa a ser o indicador mais significativo da organização, já que concilia interesse dos principais agentes e se constitui em algo a ser perseguido por todos os processos aceitos e planejados na organização. O direcionamento do processo de planejamento nesse aspecto é de longo prazo e é crítico para balancear o valor da entidade (objetivo de longo prazo) e os resultados gerenciais do dia-a-dia (curto e médio prazos) que devem proporcionar consistência à percepção. Essa gestão é possível com a disponibilização de algumas condições de estruturação conceitual, de sistemas de informações, de modelo e mesmo de conhecimento interno que estejam disponíveis na organização. Essas questões são tratadas ao longo do trabalho e deveriam ser encontradas nas organizações que dão significativa prioridade para a Gestão do Valor. Além da questão conceitual, referente ao modelo propriamente dito a ser considerado na Gestão do Valor, o trabalho investiga a experiência brasileira, no sentido de entender o estado-da-arte do tema na visão dos empresários que atuam no país, tanto no que se refere ao seu entendimento sobre o tema valor, a sua utilidade percebida e os instrumentos considerados. A análise desenvolvida apurou a tendência do valor e do MVA de uma amostra de empresas com ações em bolsas de valores e foi perseguida a identificação de características daquelas organizações que obtiveram desempenho favorável, sob esses aspectos, no mercado, no período 1997-1998.
Título em inglês
Contribution to the study of Market value added as efficiency indicator in value management: public Brazilian companies analysis in the post-Plane Real environment.
Palavras-chave em inglês
EVA
Market value added
MVA
Residual income
Value management
Resumo em inglês
Company value management is a key issue in the globalized world. Not only the academic community, but also the business world are intensely worried about this issue, since it can provide relatively objective conditions for establishing goals for the survival of the organization, and for making the performance adequate in the eyes of the controllers. Various approaches are available and all of them have the same objective: managing value to assure the optimization of wealth for the stockholders. In this sense, value becomes the most significant indicator for the organization, since it reconciles the interests of the main stakeholders and is something to be aimed at by all of the accepted and planned organizational processes. What this aspect is concerned, the planning process is directed towards the long term and is critical for balancing the value of the entity (long-term objective) and daily management results (short and medium terms), which must give consistency to the perception. This kind of management is viable if some conditions are fulfilled: a conceptual framework, information systems, a model and internal know-how should be available to the entity. These questions are treated throughout this work and should be found in the organizations that attribute a high level of priority to value management. Apart from the conceptual issue referring to the model itself to be considered in Value Management, this study investigates the Brazilian experience, in the sense that it tries to understand the state-of-the-art of the issue in the view of executives at work in the country, not only in relation to what they understand about value management, but also to how useful they think it is and which instruments they use. It examined the trends demonstrated by value and by MVA® within a sample of companies whose stocks are listed on the local stock market, and aimed at identifying, from the perspective of these aspects, the characteristics of those organizations that obtained a favorable performance in the market between 1997 and 1998.
 
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TESEFrezatti.pdf (1.61 Mbytes)
Data de Publicação
2011-02-07
 
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