• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
10.11606/T.12.2007.tde-12092007-124732
Documento
Autor
Nombre completo
Edgard B. Cornachione Jr.
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Tribunal
Martins, Gilberto de Andrade (Presidente)
Frezatti, Fabio
Krasilchik, Myriam
Pagnani, Eolo Marques
Saraiva, Antonio Mauro
Título en portugués
Tecnologia da educação e cursos de ciências contábeis: modelos colaborativos virtuais.
Palabras clave en portugués
Ambientes colaborativos
Aprendizado apoiado pela internet
Ciêncais contábeis
Modalidades de Ensino superior
Processo de ensino e aprendizagem
Tecnologias educacionais
Resumen en portugués
Devido ao número crescente de instituições e de alunos potenciais em relação ao ensino superior (especificamente com respeito aos cursos de Contabilidade), as preocupações com a educação superior brasileira tornam-se cada vez mais intensas, com exemplos ligados à formação acadêmica (extinto “Provão”) e profissional (Exame de Suficiência). A solução básica envolve a premissa de que os meios empregados devem ser apropriados aos fins almejados. Existem vários estudos nessa área educacional, e esta pesquisa posiciona-se como extensão desses estudos. Diferentes estilos de aprendizagem, teorias e interesses, bem como a presença de certas restrições entre os agentes, representam exemplos das preocupações que têm os envolvidos com educação ao buscarem alcançar seus objetivos efetivamente. O fato de que arranjos específicos dos meios para conectar os agentes do ambiente educacional (assunto, professores, alunos e instituição) possam conduzir a diferentes resultados (piores, iguais, ou melhores) motiva esta pesquisa, à luz do cenário de tecnologia da educação vigente. Além disso, experiências bem sucedidas, com emprego de modelos colaborativos virtuais, em destacadas instituições de ensino superior, como a University of Illinois, apontam para a viabilidade de investigação acerca da adoção de modelos colaborativos virtuais na área de Contabilidade, no contexto da educação superior brasileira. Esta pesquisa tem por objetivo analisar solução envolvendo o emprego de ambientes colaborativos virtuais, apoiados pela Internet, no desenvolvimento e oferecimento de cursos online relacionados à educação superior na área contábil, a partir da observação da experiência da University of Illinois, incluindo seu modelo teórico-funcional, fundamentado em revisão de literatura específica daquele contexto, considerando a percepção brasileira de sujeitos relacionados ao assunto pesquisado. Mais especificamente, busca-se revisar a literatura pertinente, investigar cursos baseados em modelo colaborativo virtual, na University of Illinois (documentando o modelo adotado), além de identificar percepções e características, a partir de participantes de cursos de pós-graduação, na área de contabilidade, oferecidos pela Universidade de São Paulo, com vistas a reunir elementos que possam fundamentar as análises deste estudo. Esta pesquisa sustenta-se no método dedutivo, recorrendo a análises qualitativas e quantitativas (apoiadas em procedimentos estatísticos), o que demanda o emprego do seguinte conjunto de técnicas: a) pesquisa secundária (revisão de literatura incluindo estatísticas oficiais), b) mensuração direta (entrevistas e instrumento de coleta primária de dados) e c) observação (investigação de cursos oferecidos pela University of Illinois e seus ambientes virtuais). Após as reflexões e análises, conclusões são obtidas, revelando: a) emprego bem sucedido, na instituição pesquisada no exterior, de modelos colaborativos virtuais, em programas de pós-graduação; b) análise favorável sobre educação online, a partir da literatura considerada, estimulando seu emprego, c) legislação brasileira não restritiva, em termos da educação a distância, d) exame de suficiência para o registro profissional na área de Contabilidade (estímulo à competência e não apenas ao “tempo de banco escolar”), e) a amostra demonstrou cautela e atenção ao considerar modelos não-tradicionais, porém sem restrições ao emprego de tais soluções, f) influência dos valores e cultura da sociedade e da instituição sobre o modelo instrucional e g) influência do perfil dos agentes do ambiente educacional no êxito da solução. As conclusões indicam oportunidade de adoção de modelos colaborativos virtuais em cursos de Contabilidade no Brasil, principalmente se planejados apropriadamente e em circunstâncias que permitam produzir melhores efeitos, se comparados às modalidades tradicionais.
Título en inglés
Educational technology and accounting programs: virtual collaborative models.
Palabras clave en inglés
Accountancy
Collaborative environments
Educational technology
Internet-based learning
Postsecondary education
Teaching and learning process
Resumen en inglés
Due to the increasing number of institutions and prospective college students (specifically regarding accounting courses in Brazil), concerns about Brazilian higher education are becoming more intense, with examples related to both academic (extinct “Provao”) and professional (Sufficiency Exam) experiences. The basic solution involves the assumption that the adopted means must be appropriate to the targeted ends. There are some studies in this educational area, and this research states as an extension of them. Distinct learning styles, theories, and interests, as well as the presence of certain constraints among agents are examples of the concerns all the players in education have to take in consideration to effectively achieve their goals. The fact that distinct combinations of means to connect agents of the educational environment (subject, instructors, students, and institution) can lead to different results (worst, same, or better) motivate this research, considering the existing educational technology scenario. Besides this, successful experiences, using virtual collaborative models, from top-ranked higher education institutions (e.g., University of Illinois), indicate the feasibility of exploring the use of virtual collaborative models in Accountancy, within the Brazilian higher education framework. This research aims at analyzing a solution involving the use of Internet-based virtual collaborative environments, while designing and delivering higher education online courses related to Accountancy, from observation of the experience of the University of Illinois, including its theoretical and functional model, based on appropriate literature review, and considering the Brazilian perception from selected subjects (sample) linked to this issue. Specifically, reaching this goal requires to perform an appropriate literature review, to examine some courses based on the virtual collaborative model, at University of Illinois (registering the adopted model), as well as to identify perceptions and traits from the sample including graduate students from University of Sao Paulo (Accountancy program), aiming at collecting elements that can support the required analyses. This research is based on the deductive method, employing both qualitative and quantitative analyses, demanding the employment of the following set of techniques: a) secondary research (literature review including official statistics), b) direct measurement (interview and survey), and c) observation (examining courses offered by the University of Illinois and the virtual environment). After all the reflections and analyses, findings involve: a) successful employment of virtual collaborative environments (graduate programs at University of Illinois), b) favorable analysis of online education, based on the reviewed literature, stimulating its employment, c) non-restrictive Brazilian legal framework regarding distance education, d) professional certification (accounting) based on Sufficiency Exam (stimulating competency and not only school time), e) the sample demonstrate caution and attention while considering non-traditional models, but with no explicit restrictions to the employment of distance education solutions, f) influence of the values and culture (society and institution) on the instructional model, and g) influence of the agents’ profile (educational setting) on the success of the solution. These findings indicate the opportunity of adopting virtual collaborative models, considering Accountancy programs in Brazil, mainly if appropriately planned and in particular situations where they can provide better results, compared to the traditional models.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2007-09-12
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2020. Todos los derechos reservados.