• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2018.tde-13112018-171227
Document
Auteur
Nom complet
Artur Simões Rozestraten
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Jury
Ono, Rosaria (Président)
Almeida, Rogério de
Funari, Pedro Paulo Abreu
Lancha, Joubert José
Mazzilli, Clice de Toledo Sanjar
Titre en portugais
Representações: imaginário e tecnologia
Mots-clés en portugais
Imaginário
Metodologia
Processo projetual
Representações
Tecnologia
Resumé en portugais
A sistematização crítica que aqui se apresenta como texto original é fruto de reflexões e estudos realizados entre fins de 2008 e meados de 2017, de maneira integrada a atividades de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Este texto apresenta aproximações teóricas às representações no âmbito da Arquitetura e se articula a reflexões críticas específicas sobre o papel das representações nos processos projetuais e nos processos de produção nessa área de conhecimento. O que se apresenta e se defende aqui é que as questões pertinentes às representações e processos de produção da Arquitetura e do Urbanismo, quando postas em um campo de intersecções para o qual convergem contribuições do campo de estudos do Imaginário, das Artes e da Escola dos Annales ganham amplitude e aprofundamento, o que contribui significativamente às indispensáveis revisões epistemológicas e metodológicas necessárias à construção de conhecimento no campo da Tecnologia da Arquitetura. A integração de diversas atividades de ensino, orientação e desenvolvimento de projetos de pesquisa - como o ARQUIGRAFIA e os "Portadores", especialmente - possibilitou que tais reflexões encontrassem apoio em fenômenos concretos e questões particulares, específicas, enraizadas na singularidade dos lugares, das manifestações humanas, das atividades experimentais e da visão de mundo de cada indivíduo envolvido. O contexto no qual se deram as experiências e interações acadêmicas que fomentaram esta síntese, se constitui agora em um indispensável campo crítico de diálogo e reformulações contínuas, para o qual este texto se volta, com o intuito de propor revisões e estimular outras reflexões que possam vir a rediscutir, problematizar e fomentar transformações significativas em atividades de ensino, na graduação e na pós-graduação, na área de conhecimento específico e em outras correlatas. Espera-se que este trabalho encontre interlocutores próximos e distantes, dentro e fora das universidades, em outros grupos de pesquisa, em outras interações de orientação, outros projetos de pesquisa e em simpósios, seminários, colóquios e demais encontros acadêmicos, interagindo e contribuindo com os esforços em prol da Cultura, da Ciência e da Tecnologia em seu sentido mais propriamente reflexivo e ético.
Titre en anglais
Representations: imaginary and technology
Mots-clés en anglais
Architectural design process
Imaginary
Methodology
Representations
Technology
Resumé en anglais
The following original critical systematization is the result of reflections and studies - inseparable from teaching, research and extension activities - carried out between the end of 2008 and mid-2017 at the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (FAUUSP). This text presents theoretical approaches to Representations within the scope of Architecture and links them to specific critical reflections on the role of Representations in design processes and production procedures. It is proposed here that the questions pertaining Representations and the production procedures in Architecture and Urbanism gain significant depth and range when placed in the concurrent field to which contributions of the studies of the Imaginary (Imaginaire), the Arts and the Annales School converge, thus significantly contributing to the crucial epistemological and methodological revisions necessary for the production of knowledge in the field of Architectural Technology. The integration of the diverse activities of teaching, guidance and research development - especially projects such as ARQUIGRAFIA and the "Holders" - has enabled these reflections to find support in concrete phenomena and specific issues rooted in the singularity of places, human manifestations, experimental activities and the world's view of each individual. The experiences and academic interactions that fostered this synthesis have happened in a context, which has become an indispensable critical field of dialogue and continuous reformulation. Therefore, the purpose of this text is to propose revisions and stimulate reflections that may contribute to the debate and to promote significant transformations in teaching activities, in undergraduate as well as postgraduate courses, in Architecture and Urbanism and in related knowledge areas. This work is expected to resonate in close and distant circles, inside and outside universities, in other research groups, supervision interactions, research projects, symposia, seminars, colloquia and all sorts of academic meetings, interacting and contributing to efforts in favor of Culture, Science and Technology in their most reflective and ethical sense.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-11-22
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.