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Tesis de Habilitación
DOI
10.11606/T.18.2006.tde-03022006-154920
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 1998
Tribunal
Felex, Jose Bernardes (Presidente)
Cintra, Jorge Pimentel
Faria, Carlos Alberto
Ferraz, Antonio Clovis Pinto
Ulysséa Neto, Ismael
Título en portugués
Sistemas de informações geográficas para planejamento de transportes
Palabras clave en portugués
Acessibilidade
Custos Urbanos
Modelos de Transportes
Planejamento de Transportes
SIG-T
Sistemas de Informações Geográicas
Resumen en portugués
Neste texto são apresentadas, de forma sintética, as características gerais e algumas etapas do processo de introdução de Sistemas de Informações Geográficas para planejamento de transportes (SIG-T) no Brasil. Além de uma retrospectiva sobre o avanço do tema no Brasil, são apresentadas algumas aplicações da ferramenta em um projeto mais amplo e bastante específico. Este último trata da influência de algumas características das cidades (em particular, pequenas e médias) sobre os custos de transportes e infra-estrutura. Neste texto são revistas inicialmente as bases deste projeto, que vem sendo desenvolvido desde 1988, o que inclui desde os primeiros modelos desenvolvidos até uma estratégia de tributação inovadora, proposta para tentar minimizar os efeitos egativos dos vazios urbanos. São também apresentadas duas etapas do projeto maior, desenvolvidas a partir de 1995, nas quais o SIG-T foi introduzido gradativamente. Na primeira etapa, o SIG foi utilizado apenas de forma acessória na aplicação de modelos para avaliação dos custos de transportes e infraestrutura na cidade de Araraquara. Na fase seguinte, no entanto, o uso da ferramenta já se fez de forma mais intensa, utilizando-se de maneira efetiva várias rotinas de planejamento de transportes disponíveis no software empregado, tudo isso sem descaracterizar os modelos originalmente concebidos para o projeto. O uso do SIG-T, no entanto, apesar de dar mais flexibilidade a algumas etapas da estratégia de tributação proposta, não eliminou todos os seus problemas. Em virtude disso, teve início outra etapa da pesquisa, cujos primeiros passos são aqui também descritos, em que se tenta identificar a influência que características espaciais (no caso específico aqui tratado, a acessibilidade aos transportes) exercem sobre o valor da terra urbana. Finalmente são apresentados alguns projetos para o futuro, com os quais se busca explorar ainda mais o enorme potencial dos SIG-T, de forma a consolidá-lo como ferramenta de planejamento de transportes no país.
Título en inglés
Geographic Information Systems for Transportation Planning
Palabras clave en inglés
accessibility
Geographic Information Systems
GIS-T
transportation models
transportation planning
urban costs
Resumen en inglés
This text reviews the general characteristics and some of the stages of the process of introducing Geographic Information Systems in transportation planning (GIS-T) in Brazil. In addition to a summary of the progress of this subject in Brazil, some of the tool’s applications are presented in a larger and more specific project. The latter deals with the influence of some urban characteristics (in particular, those of small and medium-size cities) on transportation and infrastructure costs. Initially, a review is made of the basis of this project, which has been under development since 1988, ranging from the earliest models developed up to an innovative taxation strategy, a proposal to reduce the negative effects of empty urban lots. Also presented here are two additional steps of the main project developed after 1995, in which GIS-T was gradually introduced. GIS was used in the first phase only as an accessory in the application of the models to evaluate transportation and infrastructure costs in the city of Araraquara. The tool was used intensively in the second stage, however, when several transportation planning procedures available in the software were used very effectively. This was done without changing the characteristics of the original models designed for the project. Although the GIS tool has increased the flexibility of some of the proposed taxation strategy steps, it has not eliminated all its problems. This fact has led to another research, whose first steps are also described here, which attempts to evaluate the influence of spatial features on urban land values. Transportation accessibility is the spatial feature of the specific case this paper discusses. Finally, a brief outline is given of some future projects whose main goal is to further explore the enormous potential of the GIS-T, enhancing its importance and usefulness as a tool for transportation planning in Brazil.
 
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LivDocAN.pdf (2.25 Mbytes)
Fecha de Publicación
2006-02-08
 
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