• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Habilitation Thesis
DOI
10.11606/T.42.2010.tde-03032010-090738
Document
Author
Full name
Jackson Cioni Bittencourt
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1992
Committee
Ventura, Dora Selma Fix (President)
Britto, Luiz Roberto Giorgetti de
Marino Junior, Raul
Silva, Ciro Ferreira da
Tamega, Oisenyl José
Title in Portuguese
Estudos sobre a caracterização e localização do hormônio concentrador de melanina (MCH) e dos peptídeos (NEI e NGE) derivados do mesmo prépro-hormônio no sistema nervoso central do rato.
Keywords in Portuguese
Área hipotâmica lateral
Neuropeptídeos
Zona incerta
Abstract in Portuguese
O Hormônio Concentrador de Melanina (MCH) vem sendo estudado há muito tempo. Entretanto, somente em 1955, Kawauchi e colaboradores isolaram e seqüenciaram o MCH da hipófise de salmão. Em 1957, Pickford & Atz mostraram que este hormônio possuía a função oposta à do Hormônio Estimulante da Melanina (MSH). O MCH tem a função, em peixes teleósteos, de agregação dos grânulos de melanina, enquanto que em répteis e anfíbios foi descrita a função de dispersão. Ainda em peixes teleósteos, o MCH inibe a secreção do Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH) e do 'alfa'MSH induzida pelo Fator Liberador de Corticotrofina (CRF) in vitro. Alguns mapeamentos foram feitos em Sistema Nervoso Central (SNC) de rato usando-se anticorpo anti-MCH de salmão (sMCH). Desses estudos surgiu uma parte da população neuronal na Zona Incerta (ZI) e na Área Hipotalâmica Dorsolateral (AHDL) marcada, entretanto, após testes de adsorção, foram encontrados neurônios que ainda permaneciam marcados, resultando dessa maneira, na suspeita da existência de um os mais neuropeptídeos que deveriam possuir seqüencias similares de aminoácidos. Com o intuito de determinar as características do MCH de rato (rMCH), usamos os métodos de isolamento, caracterização, sequënciamento, clonagem, hidridização in situ, imunohistoquímica para microscopia óptica e eletrônica e de produção de anticorpos policlonais gerados em coelho. Dessa forma, através desses métodos, caracterizamos a presença de um prépro-hormônio concentrador de melanina, do qual, derivam o MCH, e dois outros neuropeptídeos, o NEI e o NGE. Utilizando-se os anticorpos específicos anti-rMCH e anti-rNEI, obtivemos um mapeamento da distribuição de axônios e células no SNC, que contém estes peptídeos, chegando finalmente, ao estabelecimento de um "marcador" para a AHDL do rato.
Title in English
Studies on the characterization and location of melanin-concentrating hormone (MCH) and peptides (and NEI NGE) derived from the same prepro-hormone in the central nervous system of mouse.
Keywords in English
Feeding behavior
Hypothalamus
Lateral hypothalamus
Malanin-Concentrating Hormone
Neuropeptides
Abstract in English
Abstract not available.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2010-03-03
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2019. All rights reserved.