• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
10.11606/T.42.2010.tde-03032010-090738
Documento
Autor
Nombre completo
Jackson Cioni Bittencourt
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1992
Tribunal
Ventura, Dora Selma Fix (Presidente)
Britto, Luiz Roberto Giorgetti de
Marino Junior, Raul
Silva, Ciro Ferreira da
Tamega, Oisenyl José
Título en portugués
Estudos sobre a caracterização e localização do hormônio concentrador de melanina (MCH) e dos peptídeos (NEI e NGE) derivados do mesmo prépro-hormônio no sistema nervoso central do rato.
Palabras clave en portugués
Área hipotâmica lateral
Neuropeptídeos
Zona incerta
Resumen en portugués
O Hormônio Concentrador de Melanina (MCH) vem sendo estudado há muito tempo. Entretanto, somente em 1955, Kawauchi e colaboradores isolaram e seqüenciaram o MCH da hipófise de salmão. Em 1957, Pickford & Atz mostraram que este hormônio possuía a função oposta à do Hormônio Estimulante da Melanina (MSH). O MCH tem a função, em peixes teleósteos, de agregação dos grânulos de melanina, enquanto que em répteis e anfíbios foi descrita a função de dispersão. Ainda em peixes teleósteos, o MCH inibe a secreção do Hormônio Adrenocorticotrófico (ACTH) e do 'alfa'MSH induzida pelo Fator Liberador de Corticotrofina (CRF) in vitro. Alguns mapeamentos foram feitos em Sistema Nervoso Central (SNC) de rato usando-se anticorpo anti-MCH de salmão (sMCH). Desses estudos surgiu uma parte da população neuronal na Zona Incerta (ZI) e na Área Hipotalâmica Dorsolateral (AHDL) marcada, entretanto, após testes de adsorção, foram encontrados neurônios que ainda permaneciam marcados, resultando dessa maneira, na suspeita da existência de um os mais neuropeptídeos que deveriam possuir seqüencias similares de aminoácidos. Com o intuito de determinar as características do MCH de rato (rMCH), usamos os métodos de isolamento, caracterização, sequënciamento, clonagem, hidridização in situ, imunohistoquímica para microscopia óptica e eletrônica e de produção de anticorpos policlonais gerados em coelho. Dessa forma, através desses métodos, caracterizamos a presença de um prépro-hormônio concentrador de melanina, do qual, derivam o MCH, e dois outros neuropeptídeos, o NEI e o NGE. Utilizando-se os anticorpos específicos anti-rMCH e anti-rNEI, obtivemos um mapeamento da distribuição de axônios e células no SNC, que contém estes peptídeos, chegando finalmente, ao estabelecimento de um "marcador" para a AHDL do rato.
Título en inglés
Studies on the characterization and location of melanin-concentrating hormone (MCH) and peptides (and NEI NGE) derived from the same prepro-hormone in the central nervous system of mouse.
Palabras clave en inglés
Feeding behavior
Hypothalamus
Lateral hypothalamus
Malanin-Concentrating Hormone
Neuropeptides
Resumen en inglés
Abstract not available.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2010-03-03
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2019. Todos los derechos reservados.