• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.46.2013.tde-28112020-124447
Documento
Autor
Nome completo
Paulo Alves Porto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Banca examinadora
Toma, Henrique Eisi (Presidente)
Filgueiras, Carlos Alberto Lombardi
Gutz, Ivano Gebhardt Rolf
Mortimer, Eduardo Fleury
Queiroz, Salete Linhares
Título em português
Explorando interfaces entre a história da ciência e o ensino de química: investigação de livros didáticos e desenvolvimento de estudos de caso em história da química
Palavras-chave em português
Ensino de química
Estudos de caso em história da química
História da química
Historiografia da ciência
Livros didáticos
Resumo em português
Este texto crítico sistematiza algumas ideias a respeito da aproximação entre a história da ciência e o ensino de química. Situando-se em relação à literatura da área, este texto aponta para a necessidade de reflexões de natureza historiográfica para que a abordagem da história da ciência possa convergir com os objetivos educacionais da atualidade, tanto em termos do ensino de conceitos quanto em relação a discussões sobre as características do conhecimento científico. Tendo como referência a contemporânea historiografia da ciência, apresenta-se a análise de livros didáticos de química para os níveis médio e superior. Também são propostos alguns estudos de caso em história da química, com o intuito de se discutir possibilidades de sua utilização na formação de professores e no ensino médio.
Título em inglês
Exploring interfaces between history of science and chemical education: studies on textbooks and development of case studies in the history of chemistry
Palavras-chave em inglês
Case studies in the history of chemistry
Chemical education
Historiography of science
History of chemistry
Textbooks
Resumo em inglês
This critical text presents possible links relating the history of science to chemical education. Considering the literature in chemical education, this text points to the need of an appropriate historiographical background in order to make the history of science approach converge to present-day educational goals. It is argued that history of science may be an important means to teach chemistry concepts, and also to discuss the characteristics of scientific knowledge. Contemporary historiography of science is used here as a theoretical framework for the analysis of high-school and university chemistry textbooks. Case studies in the history of chemistry are also presented, aiming at the discussion of possibilities for their use in initial and in-service teacher education and in secondary education
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-11-28
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.