• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
Document
Auteur
Nom complet
Edwiges Ferreira de Mattos Silvares
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Jury
Simon, Ryad (Président)
Guedes, Maria do Carmo
Marturano, Edna Maria
Mettel, Thereza Pontual de Lemos
Ramos, Aidyl Macedo de Queiroz e Perez
Titre en portugais
Clínicas-escola: novas formas de atendimento psicológico.
Mots-clés en portugais
Atendimento psicológico
Clínica-escola
Formação
Resumé en portugais
O trabalho tem como ponto de partida os conceitos de Avaliação diagnóstica, Intervenção clínica, comportamental e Atendimento psicológico, para em seguida promover uma avaliação diagnóstica da clínica-escola do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade São Paulo, Por meio da análise dos prontuários de atendimento -de 1983 a 1989-e fazendo o cruzamento entre algumas variáveis sociodemográficas e comportamentais da clientela, a autora mostra uma estabilidade dos dados de funcionamento institucional que lhe permite prescrever alguns programas para resolver alguns problemas da instituição tais como alta desistência, longas fila de espera, etc. Depois, compara a similaridade do diagnóstico por ela feito com outros exemplos de avaliações institucionais realizados anteriormente por autores brasileiros diversos (Estudos feitos na década de oitenta). Em seguida, mostra também a similaridade entre seus dados com os de outras caracterizações de clínicas-escola brasileiras, tanto as feitos em conjunto com ela como os que foram efetuadas isoladamente (Estudos feitos na década de noventa) para chegar a necessidade de novas formas de atendimento psicológico neste tipo de instituição brasileira. Uma dessas idéias -a da sucursal das clínicas-escola, com a inversão do fluxo de atendimento: a clínica-escola vai à comunidade e não esta vem até ela - é colocada em teste e os resultados empíricos positivos são colocados em evidência. A autora finaliza o trabalho mostrando outras possibilidade de atendimentos psicológicos alternativos com os resultados de dois trabalhos de doutorado por ela orientados pela outras como outras possíveis formas alternativas de atendi mento psicológico. Assim, são analisados os resultados positivos de um trabalho preventivo de orientação de mães de crianças com. risco de queda em centro de saúde de São Paulo e os de um grupo preventivo de orientação a delinqüentes de Londrina, Paraná.
Titre en anglais
University-clinics: new ways of psychological attendance.
Mots-clés en anglais
Psychological attendance
Training
University clinic
Resumé en anglais
The starting point of this work are psychological concepts such as diagnosis/assessment. behavioral clinical intervention and psychological help, followed by an diagnosis/assessment of the Clinical Psychology Department University Center from Psychological lnstitute of USP. Throughout an analysis of the client files, from this institution, during 1983-1989 period and crossing some variables concerning to their sociodemographical and behavioral data, the author is able to show the stability of institutional functioning. This allows her to prescribe institutional intervention programs to solve some of to the institutional problems such as high attrition rate, long waiting list, etc. Next, she compares lhe similarity among lhe institutional diagnosis made by her with other similar ones made earlier (studies done on the eighties) and with the studies made on nineties to show the remaining necessity of new ways of psychological attendance on this kind of Brazilian institutions. The efficient results reached with this type of attendance is tested as an empirical demonstration. Yet, it one institutional program inverts the flux of psychological attendance, i.e the University Psychological Center at IPUSP develops a program to help child clients in the community to help them psychologically instead of waiting for clients at university. The author ends the work with results from two other new ways of attendance. So data from to other studies are shown as two new forms of psychological attendance: a preventive type of training for parents of babies at falling risks and a preventive behavioral intervention for pre delinquents at Londrina, Parana.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
capadatese1.pdf (1.25 Mbytes)
signifie que le fichier ne peut être consulté à l'intérieur du Unversité de São Paulo.
Date de Publication
2007-09-12
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
Centro de Informática de São Carlos
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2020. Tous droits réservés.