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Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.47.2021.tde-15122021-115559
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana Marcondes Machado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Tribunal
Scarcelli, Ianni Regia (Presidente)
Campos, Gastão Wagner de Sousa
Carvalho, José Sergio Fonseca de
Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Schmidt, Maria Luisa Sandoval
Título en portugués
Quando a escrita toca a produção institucional em um trabalho de extensão universitária
Palabras clave en portugués
Escrita endereçada
Extensão universitária
Formação profissional
Pesquisa-intervenção
Psicologia escolar
Resumen en portugués
Esta pesquisa refere-se a uma modalidade de trabalho de extensão universitária denominada Plantão Institucional, realizada pelo Serviço de Psicologia Escolar (SePE) do Instituto de Psicologia da USP, que tem como objetivo a formação de profissionais com o intuito de ampliar formas de pensar e agir relacionadas às atividades-fim de equipes que trabalham em instituições de caráter educacional e público. O Plantão Institucional refere-se ao exercício da função pública da universidade em dialogar e compor saberes que conquistem deslocamentos em trabalhos na vida concreta. Muitas situações na vida cotidiana nas instituições em que as equipes trabalham são alarmantes, exigem esforços e corpos inimagináveis. A precarização do trabalho, a desvalorização das instituições públicas e a tensão e a instabilidade presentes nas instituições conveniadas, somadas ao desinvestimento na democracia como forma de lidar com conflitos e gestar o comum, têm gerado reduções dos espaços públicos de debate. Iniciada em 1997, essa atividade de formação grupal oferece espaço, tempo, diálogo e composição de saberes sobre as problemáticas trazidas pelas equipes. A partir do acúmulo de experiências nesse tipo de trabalho de formação, desenvolvemos questões e aprimoramos manejos e formas de operar no trabalho com os grupos. Recentemente, vimos utilizando um procedimento de escrita endereçada inspirado em trabalhos realizados em disciplinas de graduação e pósgraduação no Instituto de Psicologia. Esta tese tem como objetivo analisar possíveis deslocamentos nas formas de pensar e agir hierarquizadas e naturalizadas a partir do uso da escrita endereçada com grupos de profissionais atendidos no Plantão Institucional. Interessa-nos fortalecer as linhas de constituição desse procedimento de maneira a circunscrever o método ao processo em que foi construído. Utilizando registros organizados pela equipe do Serviço de Psicologia Escolar, retomaremos algumas marcas da história do SePE em que o Plantão Institucional se formalizou como atividade de extensão universitária, discutiremos o funcionamento do Plantão Institucional na relação com as problemáticas trazidas pelas equipes, apresentaremos o percurso da construção do exercício de escrita endereçada a partir de trabalhos realizados pelo SePE, detalharemos os passos do procedimentos da escrita endereçada nos atendimentos do Plantão Institucional e discutiremos os deslocamentos operados em formas de pensar e agir nesse contexto
Título en inglés
When writing is combined with institutional production in the development of a university extension work
Palabras clave en inglés
Addressed wrinting
Professional training
Research-intervention
School psychology
University extension
Resumen en inglés
This research refers to a modality of university extension work called Institutional Attendance, which is conducted by the School Psychology Service (SePE) of the University of São Paulo's (USP) Institute of Psychology. It is a professional training program aiming at expanding ways of thinking and acting in the activities developed by teams working in public education institutions. The Institutional Attendance refers to the exercise of the public role performed by universities in establishing dialogue and building knowledge applied concretely in every-day practices. The institutions where these teams work experience many alarming situations that require unimaginable efforts and bodies. The increasing precariousness of working conditions, the devaluation of public institutions, the tension and instability in grant agreement-based institutions, the disinvestment in democracy as a way to handle conflicts and promote joint management have resulted in reduced public spaces for debate. This group training activity, which began in 1997, offers space, time, dialogue, and knowledge-building on issues raised by the teams themselves. Based on the experience gained in this type of training, we have developed questions and improved management and ways of operating when working with these groups. We have recently used an addressed writing strategy based on work conducted in undergraduate and graduate courses offered by the Institute of Psychology. This thesis aims to analyze the displacements in hierarchized and naturalized ways of thinking and acting based on the use of addressed writing with groups of professionals participating in the Institutional Attendance. We are interested in strengthening the foundations of this writing procedure to circumscribe the method to the process in which it was built. Using records organized by the School Psychology Service team, we shall recall landmarks in the history of SePE in which the Institutional Attendance became a formal university extension activity, we will discuss how Institutional Attendance works in its relationship with the issues raised by teams, we will present the path followed to create the addressed writing exercise based on works developed by SePE, we will offer a detailed view of the steps within the addressed writing procedures in the Institutional Attendance sessions, and we will discuss the displacements in terms of ways of thinking and acting in the said context
 
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Fecha de Publicación
2021-12-15
 
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