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Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
10.11606/T.48.2012.tde-10042012-164200
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Garcia Neira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Jury
Kishimoto, Tizuko Morchida (Président)
Hunger, Dagmar Aparecida Cynthia Franca
Marco, Ademir de
Molina Neto, Vicente
Penin, Sonia Teresinha de Sousa
Titre en portugais
O currículo cultural da educação física em ação: a perspectiva dos seus autores
Mots-clés en portugais
Currículo - Multiculturalismo - Estudos culturais -Educação física
Resumé en portugais
A diversidade cultural é uma realidade que impõe novas responsabilidades à escola. Longe de constituir-se em obstáculo ou problema, o convívio com as diferenças é uma riqueza. A existência de pessoas com variadas heranças culturais no mesmo espaço obriga a escola a elaborar um currículo que reconheça as diferentes culturas. Em geral, a pertença a um determinado grupo faz-se acompanhar de especificidades que moldam a sua identidade cultural. A compreensão da escola como instituição comprometida com a promoção do acesso à vida pública para todos os seus frequentadores implica no desenvolvimento de uma trajetória curricular que integre e crie espaços para o conhecimento da história de opressão e que potencialize as vozes das culturas sufocadas ou silenciadas, bem como concretize estratégias que combatam eficazmente os preconceitos de todas as ordens. Numa sociedade heterogênea, a imersão nesse currículo é também necessária para os alunos pertencentes aos grupos dominantes. A aquisição de conhecimentos sobre outras culturas lhes permitirá desenvolver atitudes de reconhecimento e respeito. Dentre as inúmeras formas, as diferenças culturais se expressam também pelos textos produzidos pelas manifestações da cultura corporal. Comumente, o repertório de gestos e práticas corporais cultivados nas comunidades populares é desvalorizado pelos currículos hegemônicos. Tal quadro ocasiona descompasso, afastamento e resistência por parte dos alunos, ou fixação distorcida de signos de classe, etnia e gênero, presentes nas brincadeiras, danças, lutas, ginásticas e esportes tradicionalmente privilegiados na escola. Atentos à problemática, um grupo de docentes atuantes nas redes pública e privada da região metropolitana de São Paulo tem cotidianamente colocado em ação uma proposta atenta à diversidade cultural e sensível à formação de identidades democráticas, o denominado currículo cultural da Educação Física. Visando reconhecer suas principais características, no presente estudo interpretamos a produção discursiva dos professores acerca da própria prática. Apoiando-nos nos campos conceituais dos Estudos Culturais, do multiculturalismo crítico e da teorização curricular do componente, por meio de uma bricolagem, articulamos a pesquisa descritiva, o método projetivo e a entrevista narrativa. A hermenêutica crítica inspirou as interpretações do material recolhido e seu entretecimento. A análise dos resultados evidenciou que o currículo cultural da Educação Física rompe com a tradição da área ao potencializar o diálogo entre as diferenças por meio do encontro de variadas representações acerca dos temas da cultura corporal; proporcionar a aproximação, experimentação, análise crítica e valorização de diversas manifestações corporais; revelar-se como um espaço de reconhecimento da cultura corporal subordinada; problematizar os marcadores sociais ocultos nas práticas corporais; e confrontar o ponto de vista hegemônico e as várias resistências por meio da pedagogia do dissenso. Apesar de constatados em graus variados, é possível dizer que o currículo colocado em ação pelos professores abarca princípios (articulação com os objetivos educacionais da instituição educativa, reconhecimento da cultura corporal da comunidade, descolonização do currículo, rejeição ao daltonismo cultural e ancoragem social dos conhecimentos) e procedimentos didáticos (mapeamento e seleção dos temas de estudo, abordagem metodológica pautada na etnografia e genealogia arqueológica, ressignificação das práticas corporais, atividades de aprofundamento e ampliação, e o registro cuidadoso das ações curriculares).
Titre en anglais
The cultural curriculum of physical education in action: the perspective of its authors
Mots-clés en anglais
Curriculum - Multiculturalism - Cultural studies - Physical education
Resumé en anglais
The cultural diversity is a fact that imposes new responsibilities to the school. Far from rising into an obstacle or a problem, the co-existence with the differences is prosperous. The existence of people with a variety of cultural heritance in the same space obligates the school to elaborate a curriculum that recognizes the different cultures. All in all, the belonging to a specific group brings the specificities which shape people's cultural identity. The understanding of school as institution committed to promoting access to the public life to all its members imply in a development of a curricular trajectory which integrates and creates spaces to the acknowledgement of the history of oppression and empowers the voices of the cultures suppressed or silenced, as well as, establishes strategies that fight efficiently all sorts of prejudice. In a heterogenic society, the immersion in this curriculum is also necessary to those students that belong to the dominant groups. The knowledge acquisition about other cultures will allow them to develop attitudes of recognition and respect. Among countless ways, the cultural differences are expressed also by the texts produced by the manifestations of corporal cultural. Commonly, the repertory of gestures and corporal practices are cultured in the popular communities and unvalued by hegemonic curriculums. This scenario foments confusion, a distance and resistance by the pupils, or a distorted fixation of the signs of class, ethnic and gender, found in games, dances, fights, gymnastics and sports traditionally privileged in school. Aware of this problematic, a group of docents serving the public and private school of the great São Paulo has regularly put in action a proposal attentive to the cultural diversity and sensible to the development of democratic identity, the so called Physical Education cultural curriculum. With the intention of recognizing its main characteristics, in the present study we interpret the discursive production of the teachers about their own practice. Based in conceptual field of the Cultural Studies, the critic multiculturalism and the curricular theorization of the subject, through the use of a bricolage, we articulate a descriptive research, a projective method and a narrative interview. The critic hermeneutic inspired the interpretation of the material collected and its intertwinement. The analyzes of the results demonstrated that the Physical Education's cultural curriculum ruptures with the tradition of the field as it empowers the dialogue between the differences through the gathering of various representations of corporal culture themes; promoting the approximation, experimentation, critical analyses and valuing of the different corporal manifestations; reveal itself as a recognition space of the subjugated cultural corporal; reflect over the hidden social markers in the corporal practices; and confront the hegemonic point of view and the several resistances through the use of the pedagogy of controversy. Although evidenced in different levels, its possible to say that, the curriculum put in practice by the teachers embrace the principles (the articulation with the educational goals from the educational institution, acknowledgment of the community corporal cultural, decolonization of the curriculum, rejection to the cultural daltonism, social anchorage of knowledge) and didactic procedures (mapping and selection of the study themes, methodological approach based on ethnography and archeological genealogy, re-signification of the corporal practices, amplification and deepening of the activities, and the careful registration of curricular actions).
 
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NeiraOcurriculo.pdf (1.66 Mbytes)
Date de Publication
2012-04-17
 
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