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Habilitation Thesis
DOI
10.11606/T.48.2013.tde-13032013-152052
Document
Author
Full name
Flavia Ines Schilling
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2012
Committee
Soares, Maria Victoria de Mesquita Benevides (President)
Abreu, Sergio Franca Adorno de
Esposito, Marilia Pontes
Mello, Sylvia Leser de
Segnini, Liliana Rolfsen Petrilli
Title in Portuguese
Direitos, violência, justiça: reflexões
Keywords in Portuguese
Diferença
Direito à educação
Direitos humanos
Educação
Escolas
Igualdade
Justiça
Violência
Abstract in Portuguese
A elaboração da tese de livre docência implica um trabalho de revisão, balanço e projeção: é um trabalho que, basicamente, nos coloca frente aos arquivos. Porém, como se ligam os temas, os problemas, as preocupações? Os grandes temas são: os direitos humanos, a violência e a possibilidade da justiça. O texto começa com uma introdução, caleidoscópica, sobre o desafio de estudar o presente, o contemporâneo. Continua, no capítulo 1, com uma discussão central, a dos direitos humanos, campo de luta fundamental nos dias atuais e o lugar nele ocupado pela educação. No capítulo 2, este tema continua, com um artigo que problematiza os dilemas desse direito à educação, a partir dos debates sobre a inclusão/ exclusão. O terceiro capítulo apresenta um deslocamento temático que tensiona a discussão anterior. É um capítulo que retoma boa parte do meu trabalho público, há muitos anos, em torno da violência. No capítulo 4, há um recorte nessa discussão, e entro no tema da violência nas escolas. No capítulo 5, conseguimos, quem sabe, começar a estabelecer de forma mais clara os elos que estavam desenhados: apresentamos um texto construído a partir de uma experiência de intervenção em escolas da rede pública, discutindo a educação em direitos humanos em sua interface com a violência, o poder e a autoridade. A partir desse momento, no sexto capítulo, entro na questão que me ocupa centralmente: a da justiça, da escola justa, do justo e do injusto. Apresento, no capítulo 7, um primeiro texto, com resultados de uma pesquisa realizada com o apoio do CNPq: "Direitos Humanos, violência e justiça: percepções sobre a escola justa". Concluo este trabalho apresentando, nas considerações finais, basicamente, novas perguntas, novos caminhos da futura pesquisa que agora se inicia.
Title in English
Rights, violence, justice: reflections
Keywords in English
Difference
Education
Equality
Human rights
Justice
School
Violence
Abstract in English
The elaboration of a thesis implies in a process of revision, analysis and projection: it is a research that, basically, put us in front of our previous works archives. However, how to connect the themes, problems and concerns? The main subjects are: human rights, violence and the possibility of justice. The essay begins with an introduction about the challenge to study the present, the contemporary. It continues in chapter one, with one of the main discussions, about human rights and its current place as a fundamental battlefield and education's role on it. Afterwards, in chapter two, this theme continues, with an article that confronts the dilemmas of this right to education based on the debate about inclusion and exclusion. The third chapter represents a different approach that further evolves the previous discussion. It is a chapter that uses a good part of my public works, developed many years ago, about violence. In chapter four, this discussion is used to enter into the argument of violence in schools. In chapter five, we manage, maybe, to begin to establish in a clearer way the links between: we show a text constructed from an experience of intervention in public schools, discussing the education in human rights together with its relations with violence, power and authority. From this moment, in the sixth chapter, we confront the main issue: the one about justice, a just school, the just and unjust. Then, in chapter seven, there is a first essay with results of a research supported by CNPq: "Human Rights, violence and justice: perceptions about a just school". Finally, the thesis is concluded when new questions, new research paths that represents the base to the work that is to be developed from now on.
 
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Publishing Date
2013-03-18
 
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