Thèse de Habilitation à Diriger des Recherches
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-15032016-143517
Document
Auteur
Nom complet
Rogerio de Almeida
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2015
Jury
Catani, Afranio Mendes (Président)
Favaretto, Celso Fernando
Guimarães, Hélio de Seixas
Hansen, Joao Adolfo
Silva, Franklin Leopoldo e
Titre en portugais
O mundo, os homens e suas obras: filosofia trágica e pedagogia da escolha
Mots-clés en portugais
Estética da experiência
Filosofia trágica
Pedagogia da escolha
Resumé en portugais
1) É objetivo desta tese mapear as bases de uma filosofia trágica para situar o terreno no qual atua a pedagogia da escolha, compreendida como suspensão da crença, experiência estética e itinerários de formação. 2) Os instrumentos de orientação utilizados foram as obras de Nietzsche, Clément Rosset, Schopenhauer, Deleuze, Machado de Assis, Gilbert Durand, Cioran, Michel Maffesoli, Fernando Pessoa, Jorge Larrosa, entre outros autores, além de obras cinematográficas, convocadas a contribuir para a compreensão do trágico, da ilusão e do amor fati. 3) Esses instrumentos foram operados metodologicamente pela fenomenologia compreensiva e hermenêutica simbólica e após percorrer três capítulos ("o mundo", "os homens" e "as obras") reflete sobre o alcance de um conhecimento que não seja revelação/estabilização de verdades, mas adesão estética e transcriação de mundo, dimensões de uma pedagogia que passa pela escolha e pretende a aprovação da existência: do mundo, dos homens e de suas obras.
Titre en anglais
The world, the men and his works: tragic philosophy and pedagogy of choice
Mots-clés en anglais
Aesthetic
of
the
experience
Pedagogy
of
choice
Tragic
philosophy
Resumé en anglais
1) It's the main purpose of this thesis to map the basis of a tragic philosophy and to place the ground in which operates the pedagogy of choice, understood as suspension of belief, aesthetic experience and formation itineraries. 2) The orientation tools were the works of Nietzsche, Clément Rosset, Schopenhauer, Deleuze, Machado de Assis, Gilbert Durand, Cioran, Michel Maffesoli, Fernando Pessoa, Jorge Larrosa, among others, in addition to films, convened to contribute to understand the tragic, illusion and amor fati. 3) These instruments were methodologically operated by comprehensive phenomenology and symbolic hermeneutics and after covering three chapters ("the world", "the men" and "the works") reflects about the scope of knowledge that is non revelation/stabilization of truths, but aesthetic adhesion and transcreation of the world, dimensions of a pedagogy that passes through the choice and expects the approval of existence: of the world, of the men and of their works.
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2016-03-16
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées
cliquant ici.