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Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2017.tde-24012017-104155
Documento
Autor
Nome completo
Monica Guimaraes Teixeira do Amaral
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Banca examinadora
Souza, Maria Cecilia Cortez Christiano de (Presidente)
Duarte, Rodrigo Antonio de Paiva
Favaretto, Celso Fernando
Garcia Junior, Oswaldo
Pereira, Joao Augusto Frayze
Título em português
A trama e a urdidura entre as culturas juvenis e a cultura escolar: a "eróptica" como método de pesquisa e de ruptura de campo
Palavras-chave em português
Cultura escolar
Culturas juvenis
Eróptica
Estética extrema
Hip-hop e funk
Ruptura de campo
Transvaloração da escola pública
Resumo em português
A irreverência e a criticidade de alguns rappers e o gingar alegre do corpo erótico proposto pelo funk, ambos cultivados na periferia das grandes cidades brasileiras, sugerem um novo cenário para as metrópoles do País, em que a pluralidade da arte juvenil surge como forma de enfrentamento das marcas deixadas por fraturas sociais profundas. E o fazem reatando a antiga concepção 'policromática' da arte - presente entre os gregos, assim como nas raízes africanas da música e da dança - ao mesmo tempo em que retomam a força da tradição oral convertendo-a em "atos de linguagem". À estética subversiva do hip-hop, o funk acrescenta o humor, que associado ao lado agressivo e sensual de suas danças, constitui uma crítica social de outra ordem. Somente uma etnografia do olhar que apanhe a dimensão erótica - a "eróptica", segundo Canevacci - e irreverente destas manifestações pode nelas identificar uma estética afirmativa e crítica, como diria Nietzsche, capaz de produzir uma verdadeira reversão dos valores em nossa sociedade. Apoiados em ideias como essas e em alguns conceitos-chave, como a "visão dionisíaca de mundo", "estética extrema" e "transvaloração dos valores", defendidos por Nietzsche, e o "erotismo", como o concebeu Bataille, consideramos que seria importante situar as rupturas - conceitual e de campo - conforme definidas por Herrmann, envolvidas na reconstrução das noções de autoridade e tradição na sociedade contemporânea a partir das tendências apontadas em particular pelo rap e pelo funk. Inspirando-nos, ainda, em autores que procederam à crítica da modernidade, como Adorno e Hannah Arendt, e avançando em direção àqueles que já não acreditavam mais na potência crítica de uma "razão transtornada", considerados autores pós-modernos − tais como Bataille, Bauman, Lipovetsky e Canevacci − procurou-se aprofundar o debate sobre em que medida as manifestações culturais juvenis - a despeito do fato de constituirem um campo, na maior parte das vezes, marginalizado da cultura escolar − revelam o essencial para se repensar diversos pontos nevrálgicos da escola pública hoje, tais como: a autoridade do professor, a relação entre as gerações, as atuações-limite dos adolescentes, a arte e a ciência, as posturas do professor em sala de aula que oscilam entre a sedução, o abandono e o autoritarismo; as tensões entre a formação oficial especializada e utilitarista e uma formação multiculturalista comprometida com a diversidade étnica e cultural; ou ainda, entre o conservadorismo da cultura escolar e a moral transgressora das culturas juvenis, etc. Consideramos, de outro lado, as relações entre o processo de globalização e a precarização do trabalho do professor, bem como suas consequências sobre a formação intelectual e emocional do docente. Fatores que parecem incidir sobre o prestígio social e a autoridade do professor em sala de aula, essenciais ao trabalho de transmissão docente.
Título em inglês
The weft and warp between youth cultures and school culture: the "eroptica" as research method and field rupture
Palavras-chave em inglês
Eextreme aesthetics
Eroptica
Field rupture
Hip-hop and funk
Revaluation of public school
School culture
Youth cultures
Resumo em inglês
Some rappers' irreverence and criticism as well as the happy swing of the erotic body as proposed by funk, both fostered in the suburbs of large Brazilian cities, suggest a new scenario to the metropolis in the country. The plurality in youth art comes up as a way to face the marks left by deep social fractures. It's done by reconnecting with the ancient polychromatic conception of art - as present among the Greeks as well as in the African roots in music and dance - and at the same time they recall the power of oral tradition by converting it into "acts of language". To the subversive aesthetics of hip-hop, funk adds humor, which is associated to the aggressive and sensual side of its dances and constitutes another order of social criticism. Only an ethnography of the "look" which catches the erotic and irreverent dimensions - the "eroptica", according to Canevacci - is able to identify them as affirmative and critical aesthetics, as Nietzsche would say, able to produce a true reversal of values in our society. Based on such ideas and some key concepts like the "Dionysian vision of the world", "extreme aesthetics" and "revaluation of values", as defended by Nietzsche, and "eroticism" as conceived by Bataille, we consider it is important to place the ruptures, both conceptual and of field, as defined by Herrmann, which are involved in the reconstruction of the notions of authority and tradition in the contemporary society through the trends shown in particular by rap and funk. Also inspired in authors who proceeded with the critique of modernity like Adorno and Hannah Arendt, and moving towards those who no longer believed in the critical power of a "deranged reason", the so-called post-modern authors - like Bataille, Bauman, Lipovetsky and Canevacci - we sought to deepen the debate on to what extent the youth cultural manifestations - although they constitute a field most times marginalized from school culture - may reveal the essence to think over several nevralgic points in public school today as they involve issues like the teachers' authority, the relation between generations, the teenagers' acting-out, art and science, the teachers' attitudes in the classroom ranging from seduction, abandonment and authoritarianism, the tensions between the official specialized and utilitarian formation and a multicultural formation committed to ethnic and cultural diversity, or even more: the conservatism in school culture and the transgressing moral of youth cultures, etc. On the other hand, we consider the relationship between globalization and teacher's precarious work condition, as well as its consequences on the teacher's intellectual and emotional formation. These factors seem to affect the teachers' social prestige and authority in the classroom, essential to their work of transmission.
 
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Data de Publicação
2017-01-26
 
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