• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis de Habilitación
DOI
https://doi.org/10.11606/T.48.2016.tde-26042016-141310
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Tribunal
Neira, Marcos Garcia (Presidente)
Abramowicz, Anete
Esposito, Marilia Pontes
Freitas, Marcos Cezar de
Gouvea, Maria Cristina Soares
Título en portugués
Educação infantil e sociologia da infância. Estudo sobre as relações entre a pesquisa em estudos da infância e os contextos nos quais é realizada
Palabras clave en portugués
Centros de pesquisa
Educação infantil
Estudos da infância
Sociologia da infância
Resumen en portugués
Esta tese pretende recuperar os quase quinze de interlocução entre a Educação Infantil e o campo da Sociologia da Infância. O compromisso com o desenvolvimento de um trabalho científico no campo, com vistas a institui-lo e constitui-lo na FEUSP, passou pela formulação de disciplina e de projetos de pesquisa, por aulas, orientações, palestras, cursos e produção de artigos que busco incorporar ao estudo. O texto se inicia por uma breve menção ao percurso acadêmico, com a finalidade de explicitar o lugar de onde falo, segue para uma Introdução, que busca apresentar algumas das ideias e reflexões que serão destaques na maior parte da tese, evidenciando a infância em direção à educação infantil e as relações com a Sociologia da Infância. O primeiro capítulo trata da própria Sociologia da Infância, o desenvolvimento do campo, as diferentes abordagens, algumas divergências teóricas. O segundo não pretende esgotar o que se tem realizado de pesquisa na e sobre a sociologia da infância, mas pretende oferecer um panorama sobre o tema, acrescido, na sequência, de breve discussão sobre a interface entre a educação infantil e a sociologia da infância. O terceiro capítulo abre espaço para a pesquisa inédita, realizada no primeiro semestre de 2014, em centros de pesquisa da infância localizados em quatro países europeus. No quarto capítulo, considero e analiso os centros a partir de uma síntese dos contextos onde se inserem, da perspectiva da interdisciplinaridade e da produção de teoria. Finalizo considerando alguns pontos, produzidos na pesquisa, e abrindo a possibilidade de novas pesquisas.
Título en inglés
Sociology of childhood and early childhood education. Relations between research in childhood studies and the contexts in which it opera
Palabras clave en inglés
Centres of research
Childhood studies
Early childhood education
Sociology of childhood
Resumen en inglés
This thesis aims to recover nearly fifteen years of dialogue between early childhood education and the field of sociology of childhood. The commitment to the development of a scientific work in the field, with a view to establishing it in FEUSP, provoked a design of a discipline and some research projects; classes, advisement, lectures, courses and papers about it. The text starts by a brief mentioning of my academic route, in order to explain the place from which I speak. The Introduction presents some ideas and reflections that will be in most of the thesis, showing childhood toward early childhood education and the relations with the sociology of childhood. The first chapter deals with the sociology of childhood itself, the development of the field, the different approaches, and some theoretical differences. The second aims to provide on an overview about the sociology of childhood and a brief discussion on the interface between early childhood education and the sociology of childhood. The third chapter focuses an original research, conducted in the first half of 2014, in centres of research on childhood located in four European countries. The fourth chapter considers and analyses the centres from a synthesis of the contexts in which they operate, from the perspective of interdisciplinarity and production of theory. I conclude by considering some points produced in this research, and opening the possibility of new studies.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-04-27
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.