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Habilitation Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.58.2008.tde-31012008-110717
Document
Author
Full name
Marlivia Gonçalves de Carvalho Watanabe
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
Ribeirão Preto, 2007
Committee
Mattos, Maria da Gloria Chiarello de (President)
Araujo, Maria Ercilia de
Mishima, Silvana Martins
Semprini, Marisa
Tomita, Nilce Emy
Title in Portuguese
Mudanças curriculares no curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo: um olhar para a aproximação com os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.
Keywords in Portuguese
Atenção à Saúde
Ensino Superior
Odontologia
Serviços de Saúde
Abstract in Portuguese
O Sistema Único de Saúde (SUS) avançou muito em vários aspectos, desde a sua implantação. Porém, alguns desafios ainda necessitam ser superados. Entre eles, destacam-se a qualificação e formação dos profissionais de saúde. Neste sentido, várias políticas públicas têm sido implementadas pelos Ministérios da Saúde e da Educação direcionadas ao incentivo de mudanças curriculares no ensino superior em saúde, tendo como um dos eixos a diversificação dos cenários de prática e, conseqüentemente, a interação com os serviços de saúde do (SUS). Acompanhando esse movimento, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo desenvolveu uma reestruturação curricular, a qual iniciou-se em 1998 e foi implantada em 2004. Este trabalho teve como objetivo contextualizar, apresentar, e analisar as atividades curriculares desenvolvidas no curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, com vistas à aproximação com os serviços de saúde do SUS. A opção feita pela unidade foi de aproximação com a Estratégia de Saúde da Família, já que esse modelo de atenção tem sido adotado como principal política pública de atenção primária em saúde no país. Assim, na nova estrutura curricular do curso foram implantadas atividades curriculares junto a equipes de saúde da família desde o primeiro ano, com duração e complexidade crescentes, visando o contato com a realidade social dos serviços de saúde, com o conceito ampliado de saúde, com o trabalho em equipe multiprofissional e exercício da interdisciplinaridade, e com o desenvolvimento de competências para o cuidado integral em saúde. Em decorrência da experiência vivida pode-se concluir que são aspectos importantes no processo de interação ensino/serviços de saúde: sensibilização do corpo docente da instituição de ensino para as mudanças internas necessárias para viabilizar o desenvolvimento de atividades fora dos muros da unidade; sensibilização dos dirigentes das instituições para a construção de parcerias que possam trazer benefícios tanto para o ensino, quanto para o serviço, mas principalmente, direta ou indiretamente, para a população; aproximação da academia à realidade dos serviços de saúde; construção conjunta academia/serviço de atividades a serem desenvolvidas, aproximando as necessidades de formação às da população assistida e à lógica da atenção; participação de docentes com perfil adequado para o desenvolvimento de atividades de ensino e assistência nos serviços de saúde; manutenção de canal permanente de articulação ensino/equipes de saúde/dirigentes institucionais; sensibilização contínua do corpo discente para as atividades desenvolvidas nos serviços, especialmente quanto ao compromisso e responsabilização frente aos profissionais e usuários; movimento conjunto da academia e do serviço no sentido de buscar soluções para as dificuldades estruturais das unidades de saúde para o acolhimento da participação de estudantes; manutenção das políticas públicas que motivem e favoreçam a formação superior em saúde adequada à realidade social do país.
Title in English
Curricular changes in the Dentistry course at the University of Sao Paulo Ribeirao Preto School of Dentistry: a look toward an approach to National Health System (BR).
Keywords in English
Dentistry
Health Care
Health Services
Superior Education
Abstract in English
Since its implementation, the National Health System (NHS) has advanced in various aspects. However, some challenges are yet to be overcome, including health care professional qualification and formation. In this sense, various public policies have been implemented by the Health and Education Ministries to encourage curricular changes in superior health education. One of the guidelines for those changes is the diversification of practice settings, and, consequently, the interaction with NHS services. Following this movement, The University of Sao Paulo (USP) Ribeirao Preto School of Dentistry developed a curricular reform, which began in 1998 and was implemented in 2004. This study had the purpose to contextualize, present, and analyze the curricular activities developed in the Dentistry course at the USP Ribeirao Preto School of Dentistry, with the aim to approach NHS services. The unit chose to approach the Family Health Strategy, since this care model has been adopted as the main public primary health care policy in the country. Hence, in the new course curriculum structure, activities were implemented with family health teams since the first year, with increasing duration and complexity. The aim was to provide contact with the social reality of health services, considering the broadened health concept, with multiprofessional team work, practicing interdisciplinarity, and developing competencies for integral health care. As a result of the lived experience, it is concluded that the following are important aspects in the process of interaction between teaching and health care facilities: to sensitize faculty members toward the internal changes needed to develop activities out of the units’ walls; to sensitize institution directors toward building partnerships that offer benefits to both teaching and health care, but mainly, directly or indirectly, to the population; to provide an approach of the academy to health service reality; to create, academy/health care facility together, the set of activities to be developed, so that educational needs approach the logic of health care as well as population needs; to have faculty members, with the appropriate profile, to participate in the development of teaching and health care activities at health care services; to maintain a permanent channel of articulation among teaching/health teams/institution directors; to continuously sensitize students toward the activities developed at health care services, especially considering commitment and responsibility toward the professionals and patients; to have a group movement of the academy and health care facility to seek solutions for the structural difficulties of the health unit and to welcome student participation; to maintain public policies that encourage and favor superior health formation adequate to the country’s social reality.
 
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Publishing Date
2008-01-31
 
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