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Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-10072017-103718
Documento
Autor
Nome completo
Adrian Pablo Fanjul
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2017
Banca examinadora
Olmos, Ana Cecilia Arias (Presidente)
Indursky, Freda
Infante, Silvana Mabel Serrani de
Souza, Pedro de
Vieira, Maria Augusta da Costa
Título em português
Mudança, consternação: um estudo sobre o discurso no primeiro "rock argentino"
Palavras-chave em português
Análise materialista do discurso
Cultura argentina do século XX
Regularização discursiva
Rock argentino
Resumo em português
Esta tese tem como propósito um estudo da regularização discursiva no denominado "rock argentino", abrangendo de modo integral os primeiros períodos da delimitação e paulatina consolidação desse campo. A partir do estudo das polêmicas nos campos cultural, político e intelectual na Argentina da época, bem como da observação do corpus de composições musicais estabelecido, formulamos, como eixos iniciais para a indagação discursiva, a representação dos percursos de vida, dos deslocamentos dos seres e da atividade artística, bem como a formulação de modelos e de contra-modelos. Na tentativa de integrar, no estudo da regularização, aquilo que ela deixa fora ou nas fronteiras do dizível, a abordagem do corpus foi precedida por uma reflexão sobre tópicos que não se manifestam nele, apesar da sua proximidade com objetos que aparecem profusamente. Depois, ao longo de vários percursos pelo corpus, hipotetizamos, descrevemos e explicamos, com base nas análises, uma regularização que atravessa predominantemente o campo estudado, e também um processo de desregularização parcial. Percebemos pré-construidos em torno da necessidade de mudança de alcance social, mas com o indivíduo como espaço principal de realização, e um atravessamento contraditório de diversas posições de sujeito, em filiação com construtos ideológicos em pugna, na época, em torno da possibilidade do homem de agir e de transformar os modos e as condições de vida e de produção. Tanto essa regularização quanto sua desregularização parcial são postuladas a partir da repetibilidade de configurações que envolvem as instâncias de pessoa, determinados objetos de discurso e cenografias enunciativas. Foram mobilizadas categorias de análise que tentam dar conta dessas dimensões, e foi incorporada aos procedimentos de análise uma observação de diversos aspectos da dimensão sonora na música, e da performance na interpretação vocal. A análise se estendeu também a outros materiais de circulação no campo, como encartes de discos e filmagens, bem como a produções poéticas não musicais. O estudo envolveu, ainda, relações de aproximações e distanciamento entre o denominado "rock argentino" e campos anteriores e contemporâneos da música argentina de tradição popular, tanto no plano da materialidade discursiva quanto nos papéis que eles cumpriram na conflituosidade da formação social. O desenvolvimento da análise foi dando lugar, nos diferentes capítulos, a conclusões sobre a especificidade dos processos de regularização e desregularização em relação a como foram discursivizadas as práticas de aspiração transformadora que ocuparam a cena política e cultural argentina nas décadas de 1960 e 1970, bem como a crescente violência de Estado no período. A partir dessas observações, próprias de uma abordagem materialista do discurso, a pesquisa realizada se constitui como exploração inovadora acerca do rock argentino. O trabalho também propiciou reflexões teórico-metodológicas em torno dos agrupamentos do discurso, e de possíveis relações entre configurações enunciativas e regularização.
Título em inglês
Change, consternation: a study on the discourse in the first "Argentine rock"
Palavras-chave em inglês
Argentine culture in the 20th century
Argentine rock
Discursive regularization
Materialistic discourse analysis
Resumo em inglês
This thesis is aimed at studying the discursive regularization about the so-called "Argentine rock", comprehensively comprising its first delimitation periods and the gradual consolidation of this field. Based on the study about the controversies in the cultural, political and intellectual fields in Argentina at that time, as well as the observations of the musical composition corpus which was established, we have formulated, as initial guidelines for the discursive questioning, the representation of the life paths, of the movements of the beings and of the artistic creative activity, as well as the formulation of models and countermodels. In an attempt to integrate in the regularization study what is left out or what is located in the borders of the speakable, the corpus approach was preceded by a reflection on some topics which are not manifested in the corpus, in spite of their proximity with objects that profusely appear in it. Then, along many paths throughout the corpus, we have hypothesized, described and explained, based on analyses, a regularization which predominantly permeates the studied field, and also a partial deregularization process. We have noticed some implicit ideas against the necessity of change in social impact, but the individual is considered as the main space for this achievement , with contradictory conflicts among different subject positions, in affiliation with ideological concepts at the time, about the possibility for humans to act and transform their life conditions and means of production. Both this regularization and its partial deregularization are conceived according to the repeatability of configurations which involve one's particularities, specific discourse objects and enunciative scenographies. Some analysis categories were used in an attempt to deal with these dimensions, and observations of different aspects of sound dimension in music and of performance in vocal interpretation were incorporated into the analysis. It also comprised other materials circulating in the field, such as LP record album notes and video shootings, as well as nonmusical poetical productions. The study also involved approaching and distancing relations between the so-called "Argentine rock" and previous and contemporary fields of popular tradition in Argentine music, both in the discursive materiality plan and in the roles which they played in the conflict level of the social formation. The analysis development gave way, along the chapters, to conclusions about the specificity of the regularization and deregularization processes regarding how the tranformation-aspiring practices which occupied the political and cultural Argentine scene were discursively processed, as well as the escalading State violence at the time. Considering these observations, typical in a materialistic approach about discourse, the study is also constituted as innovative exploration about the Argentine rock. It also provides theoretical and methodological reflections about discourse clusters, and about possible relations between enunciative configurations and regularization.
 
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Data de Publicação
2017-07-10
 
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