• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-10072017-122752
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Landucci Ortale
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Banca examinadora
Baccin, Paola Giustina (Presidente)
Babini, Maurizio
Braga, Denise Bértoli
Martins, Raul Aragão
Wataghin, Lucia
Título em português
A formação de uma professora de italiano como língua de herança: o Pós-Método como caminho para uma prática docente de autoria
Palavras-chave em português
Formação de professores
Identidades
Língua de herança
Pedagogia Pós-Método
Pedrinhas Paulista
Políticas linguísticas
Resumo em português
Este é um estudo de caso sobre o processo de formação de uma professora de italiano como língua de herança em Pedrinhas Paulista, ex-colônia fundada em 1952, localizada no estado de São Paulo. Os participantes envolvidos são a professora de italiano, o formador e a pesquisadora. Os instrumentos utilizados para a geração dos dados foram: gravações em áudio de interações a distância, anotações de campo, diários e entrevistas orais. Os dados foram analisados com base nos conceitos de identidade e de língua de herança, à luz dos pressupostos da teoria Pós-Método. Como resultados principais da análise das interações, destacam-se as seguintes características: 1) a presença de um movimento recíproco de construção das identidades de aprendiz e de ensinante entre o formador e a professora; 2) a concretização de macroestratégias Pós-Método que propiciam o desenvolvimento da competência linguístico-comunicativa da professora e a construção de uma prática docente de autoria; 3) o desenvolvimento dos parâmetros da particularidade, da praticidade e da possibilidade durante a concepção do curso de italiano. Dessas características depreende-se que o processo formador foi consoante aos princípios Pós-Método. No tocante à contribuição teórica deste trabalho, duas propostas foram apresentadas: um conceito ampliado de língua de herança - que sugere a noção de afiliação como critério central, e ainda, um quadro de macroestratégias - em que a emoção e a ética são consideradas componentes indispensáveis para nortear a formação de professores de língua de herança. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para a área de a formação de professores de línguas e, em particular, para os estudos sobre políticas para contextos de minorias linguísticas, como núcleos familiares ou comunidades de imigrantes e de refugiados.
Título em inglês
The teacher education of Italian as a Heritage Language: the Post-Method Pedagogy and the construction of an authentic teaching practice
Palavras-chave em inglês
Heritage language
Identities
Language policies
Pedrinhas Paulista
Post-method pedagogy
Teacher education
Resumo em inglês
This is a case study about the process of teacher education of Italian as a heritage language, in Pedrinhas Paulista, a colony, part of São Paulo state, founded in 1952. The participants involved are the Italian teacher, the teacher educator and the researcher. The data collect instruments were: audio recording of online at distance interactions, field notes, diaries and oral interviews. The data analysis was based on the concept of identity and heritage language, and developed under the framework of Post-Method theory. The main findings of the interaction analysis reveal the following features: 1) the presence of a reciprocal movement of construction of the learner and teacher identities 2) the concretization of Post-Method macrostrategies which lead to the development of the teacher communicative competence, and the construction of a authorial teacher practice. 3) the development of particularity, practicality and possibility parameters during the planning of the Italian course. These features reveal that the educative process was in line with the Post-Method principles. Furthermore, this study presents two proposals as theoretical contribution: a widened heritage language concept - which suggests the concept of affiliation as a central criterion, and a macrostrategies framework - in which emotion and etic are considered components indispensable to guide the education of heritage language teachers. Regarding the practical contribution, we hope this study will contribute to language teachers education area and, more specifically, to the studies about language politics relating to the contexts of immigrant and refugees families or communities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2017-07-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.