• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Livre Docencia
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-25062024-113932
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Donizeti Girotto
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Banca examinadora
Sousa Neto, Manoel Fernandes de (Presidente)
Scifoni, Simone
Albuquerque, Maria Adailza Martins de
Maia, Diego Corrêa
Tonini, Ivaine Maria
Título em português
A condição espacial da formação docente em geografia: intersecções entre geografia da educação e saberes docentes
Palavras-chave em português
Ensino de geografia
Formação de professores
Geografia da educação
Resumo em português
A presente tese tem como principal objetivo discutir as possíveis interfaces entre os campos de pesquisa da Geografia da Educação e dos Saberes docentes e suas possíveis contribuições para problematizar os debates no ensino de Geografia, com destaque para aqueles diretamente relacionados à formação docente, reconhecendo aquilo que iremos denominar nesta tese de "condição espacial da formação de professores de Geografia". A partir das experiências de pesquisa, ensino e extensão que temos conduzido há mais de uma década em ambos os campos, buscamos reafirmar nesta tese a importância da condição espacial da Educação, principalmente em um contexto de disseminação de políticas públicas educacionais sob a lógica neoliberal que visam tomar à docência e a escola como indiferenciadas. Assumindo esta concepção do espaço como produção social e, portanto, como condição, meio é produto da reprodução social, defenderemos que o espaço, como condição e como objeto de reflexão epistemológica, precisa ganhar centralidade nos processos de formação docente em Geografia, com o intuito de problematizar o sentido da docência, da escola e da Educação para além da razão neoliberal de mundo que busca hegemonizar também esta formação. Partimos da hipótese de trabalho de que a assunção da condição espacial da formação docente em Geografia é um dos pontos centrais das possíveis intersecções entre os campos da Geografia da Educação e dos Saberes Docentes. Para o desenvolvimento da tese, partimos do conjunto de reflexões produzidas a partir de experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no Ensino Superior nos últimos 13 anos, com foco na análise espacial de políticas educacionais e nos processos de formação docente em Geografia. Tais experiências foram conduzidas por meio de aulas na graduação e pós-graduação, bem como na participação em projetos de pesquisas no âmbito da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), sendo que os resultados estão publicados em algumas dezenas de artigos em periódicos nacionais e internacionais, bem como em livros e capítulos de livros. A elaboração da presente tese busca sistematizar este conjunto de investigações em torno de uma temática comum (a condição espacial da formação docente em Geografia), com o intuito de construir coerência teórico-metódica sobre o já produzido e sobre o levantamento de possíveis caminhos para a continuidade da trajetória intelectual neste campo de atuação
Título em inglês
The spatial condition of teacher training in geography: intersections between educational geography and teacher knowledge
Palavras-chave em inglês
Education Geography
Geography of education
Trainning teachers
Resumo em inglês
The present thesis aims to discuss the possible interfaces between the research fields of Geography of Education and Teacher Knowledge, as well as their potential contributions to problematize the debates in the teaching of Geography, particularly those directly related to teacher education, recognizing what we will refer to in this thesis as "the spatial condition of Geography teacher education". Drawing from our research, teaching, and extension experiences conducted for over a decade in both fields, we seek to reaffirm in this thesis the importance of the spatial condition of Education, particularly in a context of the dissemination of educational public policies under the neoliberal logic that seeks to homogenize teaching and schools. Assuming the conception of space as a social production and, therefore, as a condition, medium, and product of social reproduction, we argue that space, as a condition and as an object of epistemological reflection, needs to gain centrality in geography teacher education processes to problematize the meaning of teaching, schools, and education beyond the neoliberal rationale of the world that also seeks to hegemonize this Education. We start from the working hypothesis that the assumption of the spatial condition of Geography teacher education is one of the central points of possible intersections between the fields of Geography of Education and Teacher Knowledge. To develop this thesis, we draw upon a set of reflections produced from teaching, research, and extension experiences conducted in higher Education over the past 13 years, focusing on the spatial analysis of educational policies and Geography teacher education processes. These experiences were carried out through undergraduate and graduate classes, as well as participation in research projects under the auspices of the São Paulo Research Foundation (FAPESP) and the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq). The results have been published in dozens of articles in national and international journals, as well as in books and book chapters. The elaboration of this thesis seeks to systematize this set of investigations around a common theme (the spatial condition of Geography teacher education), aiming to build theoretical-methodological coherence based on what has already been produced and to identify possible paths for the continuation of the intellectual trajectory in this field of work
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-25
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.