• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Habilitation Thesis
DOI
10.11606/T.9.2008.tde-02072008-094026
Document
Author
Full name
Júlio Tirapegui
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 1995
Committee
Lajolo, Franco Maria (President)
Burini, Roberto Carlos
Penteado, Marilene de Vuono Camargo
Santos, Tarso Morais dos
Vannucchi, Helio
Title in Portuguese
Efeito da somatomedina C no crescimento do músculo e do osso. Estudo em ratos submetidos a graus variáveis de energia e proteína da dieta.
Keywords in Portuguese
Crescimento
Proteína
Somatomedina C
Abstract in Portuguese
No presente trabalho, estudamos o efeito da somatomedina C no crescimento corporal e do tecido muscular e ósseo em ratos submetidos a dietas com graus variáveis de energia, experimento 1 e de proteína, experimento 2. Este quadro foi delineado pelo peso corporal, peso do músculo gastrocnêmio, comprimento da tibia e as concentrações plasmáticas de somatomedina C e insulina. Nos tecidos muscular e ósseo foram determinados a síntese protéica, síntese de proteoglicano, conteúdos de RNA e proteína e concentração de somatomedina C tecidual. No experimento 1, alguns grupos foram submetidos a graus variáveis de restrição energética de 75%, 50%, e 25% da ingestão do grupo controle. No experimento 2, houve um grupo hipoprotéico (caseína 5%) e outro com suplementação protéica (caseína 26%). Nos dois experimentos foi fornecido ao grupo controle, caseína 12%.Os resultados assinalam uma correlação significativa entre a ingestão calórica, níveis de somatomedina C e insulina plasmática, síntese de proteoglicano e protéica no músculo e osso, no experimento 1. A concentração de somatomedina C no osso não refletiu a concentração plasmática observada. No experimento 2, foram confirmados os menores valores em todos os parâmetros analisados no grupo com dieta hipoprotéica, com exceção da proteína nos tecidos e a concentração de somatomedina C na cartilagem. No grupo com suplementação protéica, com exceção da ingestão protéica diária, todos os parâmetros analisados foram iguais ao grupo controle, sugerindo que o excesso de proteína da dieta não foi encaminhado para um crescimento maior, sendo utilizado este excesso, possivelmente com fins energéticos.
Title in English
Effect of somatomedin C of growth of muscle of bone of rats.
Keywords in English
Growth
Protein
Somatomedin C
Abstract in English
Abstract not available.
 
WARNING - Viewing this document is conditioned on your acceptance of the following terms of use:
This document is only for private use for research and teaching activities. Reproduction for commercial use is forbidden. This rights cover the whole data about this document as well as its contents. Any uses or copies of this document in whole or in part must include the author's name.
Publishing Date
2008-07-03
 
WARNING: Learn what derived works are clicking here.
All rights of the thesis/dissertation are from the authors
CeTI-SC/STI
Digital Library of Theses and Dissertations of USP. Copyright © 2001-2020. All rights reserved.