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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.100.2023.tde-15042024-172203
Documento
Autor
Nome completo
Emerson Moreira Gonçalves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rodrigues, Juliana Pedreschi (Presidente)
Lima, Cezar Bueno de
Valdivia, Antonia Marcia Araujo Guerra Urquizo
Título em português
Educação em Direitos Humanos como indutores de Práticas Restaurativas: experiências de uma escola social da Zona Leste da cidade de São Paulo.
Palavras-chave em português
Direitos Humanos
Educação
Educação restaurativa
Práticas restaurativas
Resumo em português
Esta dissertação teve como objetivo apresentar a experiência da educação restaurativa em uma escola social na periferia da cidade de São Paulo, no bairro de Vila Progresso, em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, apontando os caminhos e indicadores baseados em Direitos Humanos. Com base no problema da pesquisa, investigamos duas hipóteses: a primeira, se a metodologia das práticas restaurativas são potencias para garantir caminhos e indicadores de Direitos Humanos dentro da escola observada; e a segunda, se as experiências da educação restaurativa no Marista Escola Social Irmão Lourenço, impactaram e alteraram a forma de vida da comunidade observada. Para a coleta dos dados, adotamos uma abordagem qualitativa, utilizando para a análise dos dados a técnica de triangulação de dados. Essa técnica envolveu os seguintes pontos: recorte bibliográfico especializado da temática de Direitos Humanos e Práticas Restaurativas; documentos norteadores do processo de educação da instituição Marista e pesquisa de campo por meio de entrevista semiestruturada que buscou compreender a percepção dos educadores que vivenciam as experiências das práticas restaurativas no ambiente da escola pesquisada. Toda a análise dos dados foi realizada à luz do método da teoria social. E por fim, a pesquisa aponta possiblidades de pensar a educação contemporânea junto com a metodologia das Práticas Restaurativas como possibilidade de concretização de uma educação escolar e comunitária baseada em Direitos Humanos.
Título em inglês
Education in Human Rights as inducers of Restorative Practices: experiences of a social school in the East Zone of the city of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Education
Human rights
Restorative education
Restorative practices
Resumo em inglês
This dissertation aimed at presenting the experience of restorative education in a social school on the eastern outskirts of the city of São Paulo, in the neighborhood of Vila Progresso, São Miguel Paulista, The study points out paths and indicators based on Human Rights and two hypotheses were investigated based on the research problem. The first hypotheses focused on whether the methodology of restorative practices can potentially guarantee paths and indicators of Human Rights within the observed school. The second one hypothesized whether the experiences of restorative education at the Marist Irmão Lourenço Social School impacted and altered the way of life of the observed community. For data collection, we adopted a qualitative approach, using the data triangulation technique for data analysis. This technique involved the following points: a specialized bibliographic excerpt on the theme of Human Rights and Restorative Practices; guiding documents of the education process of the Marist institution and field research through semi-structured interviews that sought to understand the perception of educators who live the experiences of restorative practices in the school. All data analysis was performed in the light of the social theory method. And finally, the research points out possibilities of thinking about contemporary education together with the methodology of Restorative Practices as a possibility for achieving a school and community education properly based on Human Rights.
 
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0.pdf (2.62 Mbytes)
Data de Publicação
2024-06-10
 
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