• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.102.2018.tde-17092018-102241
Document
Auteur
Nom complet
Yara Boscolo Bragatto
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 2018
Directeur
Jury
Lopes, Ruy Sardinha (Président)
Castral, Paulo Cesar
Feltran, Gabriel de Santis
Silveira Junior, Walter Garcia da
Titre en portugais
Adoniran Barbosa e a lírica do progresso de São Paulo
Mots-clés en portugais
Adoniran Barbosa
Desenvolvimento urbano
Progresso
São Paulo
Resumé en portugais
A história da cidade de São Paulo é largamente estudada, e mesmo assim, sempre parece haver motivos para levantar outro ponto de vista. O presente trabalho busca realizar uma leitura a contrapelo das imagens de parte da história da cidade de São Paulo, tendo como ferramenta para análise algumas canções de Adoniran Barbosa. Ao analisar parte da história de São Paulo e quais caminhos foram trilhados para que a locomotiva do país adquirisse tal fama, é possível constatar que tal fenômeno urbano paulistano e não se deu de maneira homogênea. Dentro de uma metrópole dos anos 1950 como São Paulo coexistem diversas situações urbanas e manifestações culturais que colabora para a construção da multiplicidade de imagens. Em uma breve leitura sobre a cidade é possível chegar a um nome que aparece repetidas vezes: Adoniran Barbosa. E é em meio a essa complexidade que ele gostava de viver, caminhar pelas ruas na sua boemia e conversar com as pessoas. Então surgiam suas canções, quase todas tratando a respeito do que ele acreditava ser bom o bastante para virar samba e agradar a seus muitos ouvintes. O que torna a obra de Adoniran tão peculiar é a possibilidade de enxergar com olhares das camadas populares, e olhares cotidianos, uma cidade largamente estudada e analisada, tendo um estilo de narrativa alinhada com as vozes daqueles que faziam parte do cenário exaustivamente estudado, mas que dificilmente eram enxergados ou ouvidos. Não se trata de colocar versões diferentes da história em combate, apenas tentar mostrar que sempre é possível abrir os ouvidos para outras falas.
Titre en anglais
Adoniran Barbosa and the lyric of São Paulos progress
Mots-clés en anglais
Adoniran Barbosa
Progress
São Paulo
Urban development
Resumé en anglais
The history of the city of São Paulo is largely studied, even so, there always seems to be reason to raise another point of view. The present work seeks to perform a counter-reading of the images from part of the history of the city of São Paulo, having as a tool for analysis songs by Adoniran Barbosa. When analyzing part of the history of São Paulo and what paths were trod for the "locomotive of the country" to acquire such fame, it is possible to verify that this urban phenomenon of São Paulo did not happen in a homogeneous way. Within the 1950s metropolis of São Paulo, various urban situations and cultural manifestations coexisted, collaborating for the construction of multiplicity of images. In brief reading about the city it is possible to find a name that appears several times: Adoniran Barbosa. And it's in the midst of this complexity that he liked to live, walking the streets in his bohemian, and talking to people. Then came his songs, almost all of them dealing with what he believed to be good enough to turn into samba and please his many listeners. What makes Adoniran's work so peculiar is the possibility of seeing through the eyes of the popular strata, and everyday looks, a city widely studied and analyzed, having as style of narrative aligned with the voices of those who were part of the scenario exhaustively studied, but which were hardly seen or heard. It's not about putting different versions of the story into combat, just trying to show that it's always possible to open your ears to other lines.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2018-09-19
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2019. Tous droits réservés.