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Doctoral Thesis
DOI
https://doi.org/10.11606/T.16.2007.tde-16092024-092501
Document
Author
Full name
Cecilia Helena Godoy Rodrigues dos Santos
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2007
Supervisor
Committee
Lemos, Carlos Alberto Cerqueira (President)
Kuhl, Beatriz Mugayar
Lourenço, Maria Cecilia França
Pessôa, José Simões de Belmont
Zein, Ruth Verde
 
Title in Portuguese
Patrimônio cultural brasileiro: mapeando os lugares do esquecimento: idéiais e práticas na origem da preservação do patrimônio no Brasil
Keywords in Portuguese
PATRIMÔNIO (PRESERVAÇÃO)
PATRIMÔNIO CULTURAL (PRESERVAÇÃO)
PATRIMÔNIO HISTÓRICO (PRESERVAÇÃO)
Abstract in Portuguese
Situado no âmbito da preservação do patrimônio no Brasil, este trabalho se interessa em discutir as ideias e as práticas que estão na origem da organização do atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN (situadas entre as décadas de 1920 e 1960), a partir da estrutura e do conteúdo do seu texto fundador: o anteprojeto para o Serviço do Patrimônio Artístico, elaborado por Mario de Andrade em 1936. Como hipótese principal consideramos que Mario de Andrade - autor do anteprojeto e grande interlocutor da Instituição até sua morte - e Rodrigo Melo Franco de Andrade - autor do texto do Decreto-lei n. 25 / 1937 que organiza legal e administrativamente o Serviço do patrimônio, dirigindo-o durante os primeiros 30 anos de existência - representam as duas faces solidárias da ação patrimonial do IPHAN no momento da sua criação, pensando e agindo de forma dialética e complementar, e de acordo com os princípios esboçados no anteprojeto. Discutimos essa hipótese a partir de pesquisa bibliográfica retrospectiva e de investigação em arquivos técnicos e administrativos ligados a personagens e Instituições que participaram do debate para a criação do IPHAN. Ao orientar a pesquisa para a problematização e superação da dicotomia que tem restringido a discussão sobre patrimônio no Brasil à contraposição ideológica entre "pedra e cal" (o material contemplado no decreto) e "cultural" (o imaterial contemplado no anteprojeto), tomou-se fundamental historiar as noções que conformaram o campo da preservação do patrimônio, no Brasil e internacionalmente, situando-as no tempo e no espaço, bem como estabelecer os contornos desse campo do conhecimento.
 
Title in English
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Keywords in English
Not available
Abstract in English
Not available
 
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Publishing Date
2024-09-16
 
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