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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.16.2007.tde-20052024-124058
Documento
Autor
Nome completo
Licia Mara Alves de Oliveira Ferreira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2007
Orientador
Banca examinadora
Kuhl, Beatriz Mugayar (Presidente)
Oliveira, Ana Luiza Martins Camargo de
Silva, Fernanda Fernandes da
Título em português
Preservação do patrimônio arquitetônico: diretrizes para a restauração de salas de cinema em São Paulo
Palavras-chave em português
Arquitetura moderna
Patrimônio cultural
Restauração
Resumo em português
O presente trabalho pretende ser uma reflexão sobre diretrizes de restauração do patrimônio arquitetônico formado pelas salas de cinema de São Paulo, a partir do estudo comparativo das intervenções sofridas ao longo do tempo em cinco importantes salas: Cine Art Palácio, Cine Metro, Cine Ipiranga, Cine Piratininga e Cine Marrocos. Entende-se que o conjunto formado pelas salas de cinema de São Paulo é muito representativo das transformações deste programa arquitetônico, principalmente no que tange às suas alterações espaciais e suas relações urbanísticas, além de atestar o processo de modernização arquitetônica na cidade, tornando, portanto, sua preservação bastante pertinente. Muitas das salas antigas possuem qualidade igual ou mesmo superior às hoje projetadas, tanto no que se refere aos aspectos técnicos e de conforto ambiental, quanto à sua riqueza espacial e identidade simbólica. Contudo, devido à falta de manutenção constante foram se degradando até se tornarem obsoletas, ou mudarem de uso. Através da análise do estado atual de conservação das salas eleitas, de suas transformações ao longo do tempo e, embasada nos preceitos teóricos de restauro, pretende-se oferecer diretrizes gerais para sua preservação; por meio do estudo comparativo dos resultados, espera-se verificar a aplicabilidade das vertentes teóricas de restauração, através de uma unidade metodológica capaz de salvaguardar este patrimônio.
Título em inglês
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Palavras-chave em inglês
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Resumo em inglês
The present work intends to discuss restoration guidelines for the architectural heritage constituted by the movie theaters of São Paulo; a comparative study of the interventions suffered by important movie theaters: Cine Art Palacio, Cine Metro, Cine Ipiranga, Cine Piratininga and Cine Marrocos. The movie theaters of São Paulo are representative of the development of this architectural program, mainly regarding its spatial transformations and urban relationships, confirming, insofar, the architectural modernization process of the city, which certainly endorses their preservation. Several old movie theaters have equal or even superior quality compared to the ones designed nowadays, concerning technical aspects as well as performance, spatial quality and symbolic identity. Nevertheless, due to lack of constant maintenance, they had been degraded until they became obsolete, or had their use changed. Through the analysis of the current state of conservation of the chosen theaters, their transformation through time and based on the contemporary theories of restoration, this dissertation intends to offer guidelines for their preservation. By means of the comparative study of the results, it is expected to evaluate the applicability of the theoretical lines of restoration, through a unit of methodology capable of safeguarding this heritage.
 
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Data de Publicação
2024-05-28
 
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