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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.1998.tde-23072024-110041
Document
Auteur
Nom complet
Maria Amélia Lima Rodrigues
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Carlos, 1998
Directeur
Jury
Belo, Eduardo Morgado (Président)
Resende, Hugo Borelli
Varoto, Paulo Sergio
Titre en portugais
Otimização de parâmetros de atraso para determinação de flutter
Mots-clés en portugais
flutter
função racional
otimização
parâmetros de atraso
Resumé en portugais
O cálculo aeroelástico , para a determinação de flutter, utiliza teoria das faixas, sbdividindo a superfície de sustenção ao longo da envergadura. O resultado obtido é o valor do carregamento aerodinâmico não estacionário para toda a superfície de sustentação, podendo ser escrito em termos de uma matriz de coeficientes de influência. Esta matriz pode ser aproximada por funções racionais que possuem termos de ordem zero a segunda ordem que representam o carregamento aerodinâmico, associados aos deslocamentos dinâmico-estruturais, e o atraso aerodinâmico, associado ao fenômeno de flutter através de uma série de pólos. Estes pólos são os chamados parâmetros de atraso e, na maioria das aplicações, são determinados baseando-se no julgamento do engenheiro. A otimização desses parâmetros é o objetivo principal deste trabalho, aperfeiçoamento a aproximação da função racional ao carregamento aerodinâmico. São utilizados dois métodos de otimização não linear, cujas subrotinas de otimização são implementadas num programa já exisatente. Os métodos empregados são o método simplex, considerado um método de otimização local, e o método de simulação annealing, tido como um método de otimização global, para efeito de comparação. Os resultados de Otimização obtidos são comparados entre si. Também são comparados os resultados não otimizados, obtidos anteriormente, com os resultados deste trabalho. A qualidade da aproximação da função racional também é analisada, avaliando-se o procedimento de otimização.
Titre en anglais
Lag parameters optimisation for flutter deterrnination
Mots-clés en anglais
annealing
flutter
lag parameters
optimisation
rational functions
simplex
Resumé en anglais
The flutter phenomenon is detennined by aeroelastic calculation using the strip theory. The lifting surface is divided in strips transversely to the wing span. The obtained result is the non-stationary aerodynamic loading, which can be written in terms of an infl.uence coefficients matrix. This matrix can be approximated using rational functions representing the aerodynamic loading and the aerodynamic lag. The fonner is associated with · structural dynamic displacements and the latter with the flutter phenomena through a series of poles. These poles are called lag parameters and in most of the applications are determined by engineer expertise. The lag parameters optimisation is the main objective of this research, improving the approximation of the rational function to the aerodynamic loading. Two non-linear optimisation methods were implemented separately into the main program to do a comparison and evaluate the results: the simplex method, considered a local optimisation method and the annealing method, considered a global optimisation method. The results are compared each other and with non-optimal results, obtained previously. The rational function approximation quality is also analysed, allowing to evaluate the optimisation procedure effectiveness.
 
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Rodrigues_Maria_ME.pdf (16.63 Mbytes)
Date de Publication
2024-07-23
 
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