• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.18.1998.tde-17062024-164814
Documento
Autor
Nome completo
Laize Guimarães Guaglianoni
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 1998
Orientador
Banca examinadora
Pires, Eduardo Cleto (Presidente)
Foresti, Eugenio
Rezende, Maria Olimpia de Oliveira
Rocha, Odete
Zaiat, Marcelo
Título em português
A remoção dos compostos organoclorados Tetraclorocatecol e Tetracloroguaiacol contidos em efluentes da indústria de papel e celulose
Palavras-chave em português
batelada
celulose
degradação
tetraclorocatecol
tetracloroguaiacol
tratamento anaeróbio
Resumo em português
Estudou-se a degradação anaeróbia de dois compostos organoclorados presentes nos efluentes do processo de branqueamento de uma indústria de papel e celulose: um catecol, o tetraclorocatecol formado no estágio de cloração e um guaiacol, o tetracloroguaiacol, formado no estágio de extração alcalina e de difícil degradação. Inicialmente, foram selecionados os sedimentos que melhor se adaptaram ao tratamento anaeróbio. Em função dos resultados, sedimentos do Ribeirão de Caldas e sedimentos marinhos foram os escolhidos para as avaliações subsequentes. Para esses sedimentos, sob condições anaeróbias, aplicaram-se concentrações conhecidas dos compostos. Selecionaram-se para os reatores inoculados com sedimento do Ribeirão de Caldas as concentrações de 40, 110 e 250 mg/l de ambos os compostos e, para os reatores inoculados com sedimento marinho as concentrações de 50, 100 e 250 mg/l também para os dois compostos para a avaliação da degradação dos organoclorados. Verificou-se que as relações entre a concentração final e inicial ficaram aproximadamente constantes e independentes das concentrações aplicadas (1/10, 1/12,5), reforçando a teoria da capacidade de degradação anaeróbia dos compostos organoclorados. Também se observou que concentrações de 1200 mg/l de tetraclorocatecol e 1100 mg/l de tetracloroguaiacol não inibiram completamente os reatores
Título em inglês
The chlorinated organic compounds degradation Tetrachlorocatechol e Tetrachloroguaiacol in pulp and paper mill effluents
Palavras-chave em inglês
anaerobic treatment
batch
degradation
pulp mill
tetrachlorocathecol
tetrachloroguaiacol
Resumo em inglês
Two chlorinated organic compounds found in effluents from the bleaching process of pulp were investigated to anaerobic degradation. One was Tetrachlorocathecol which is present in the chlorination stage and other is Tetrachloroguaiacol, which has difficult degradation and can be found in the caustic extraction stage. The sediments selecionated to act as innoculum in the anaerobic process came from the Caldas River (M.G.) and coastal sea. In the reactors with the Caldas River sediment the chlorinated compounds were applicated in concentrations of40, 110 and 250 mg/1 and in the reactors with marine sediment the concentratíons were 50, 100 and 250 mg/I. Both compounds were, Tetrachlorocathecol and Tetrachloroguaiacol were added. The evaluation of anaerobic degradation were carried out comparing the final and inicial concentration and the relations between this concentrations were approximatelly of 1:10 ; 1:12,5. The anaerobic degradation of these compounds was confirmed. Inhibition of the reactors did not occur with concentrations up to l .200 mg/1 for Tetrachlorocathecol and 1,100 mg/1 for Tetrachloroguaiacol.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-17
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • GUAGLIANONI, L. G., e PIRES, E. C. Processo eletrolítico para remoção de cor dos efluentes de uma unidade de branqueamento. O Papel, 1994, vol. LV, nº 9, p. 21-25.
  • GUAGLIANONI, L. G., PIRES, E. C., e NOLASCO, Marcelo Antunes. A Aplicação do Tratamento Anaeróbio Em Efluentes da Indústria de Papel e Celulose. O Papel, 1995, vol. LVI, nº 9, p. 54-59.
  • GUAGLIANONI, L. G., e PIRES, E. C. Compostos Organoclorados Em Efluentes da Indústria de Papel e Celulose Se Degradam Anaerobiamente?. In 19 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Anais do 19 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - em CD-ROM.Foz do Iguaçu, 1997.
  • GUAGLIANONI, L. G., e PIRES, E. C. Degradação Anaeróbia de Tetraclorocatecol Em Efluente de Branqueamnto de Pasta Celulósica. In Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Anais do III SIBESA - em disquete.Gramado - RS, 1996.
  • GUAGLIANONI, L. G., PIRES, E. C., e BUZZINI, Andréa Paula. Processo Eletrolítico: O Tratamento Que Faltava Para A Qualidade Final do Efluente da Indústria de Papel e Celulose. In 18 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Anais do18 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (em disquete).Salvador, 1995.
  • GUAGLIANONI, L. G., PIRES, E. C., e NOLASCO, Marcelo Antunes. A Aplicação do Tratamento Anaeróbio Em Efluentes da Indústria de Papel e Celulose. In Congresso Anual de Celulose e Papel da ABTCP. Anais do 27o Congresso Anial de Celulose e Papel da ABTCP.São Paulo, 1994.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.