• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.18.2009.tde-20102009-171201
Documento
Autor
Nombre completo
Roberval Aparecido Rodrigues Catholico
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2009
Director
Tribunal
Oliveira Neto, José Dutra de (Presidente)
Cazarini, Edson Walmir
Rodello, Ildeberto Aparecido
Título en portugués
Estratégia de ensino em curso técnico a partir dos estilos de aprendizagem de Felder-Soloman
Palabras clave en portugués
Curso técnico
Eletroeletrônica
Estilos de aprendizagem
Resumen en portugués
A relação ensino-aprendizagem tem sido objeto de preocupação de pesquisadores e teóricos, tanto na busca de estratégias alternativas facilitadoras, quanto para o desvendar dos mecanismos e das práticas educativas que produzem o sucesso ou o chamado fracasso escolar. Os estilos de aprendizagem de estudantes são investigados enquanto variável envolvida na construção dos conhecimentos. Nesta órbita o objetivo principal deste estudo é propor uma abordagem de implementação de estratégias de ensino e aprendizagem, para ser usada nas aulas de um curso técnico de eletroeletrônica de forma a facilitar a aprendizagem de seus alunos. Esta estratégia levará em conta o estilo de aprendizagem dos alunos, de maneira que as aulas sejam preparadas após uma análise da forma como os alunos têm mais facilidade em aprender. Os estilos de aprendizagem escolhidos foram os obtidos nos questionários desenvolvidos por Felder e Soloman (ILS), questionário on-line, acessível na página eletrônica da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC/USP). Desta forma os professores receberão treinamento para lidar com os diversos estilos, terão em seus diários de classe o mapeamento da forma como seus alunos percebem, retém, processam e organizam as informações recebidas, ou seja, os estilos de aprendizagem de cada um e os alunos serão treinados para aprenderem a melhorar seu desempenho escolar, através de uma melhor utilização das suas maneiras particulares de aprender. Após o acompanhamento das aulas para realização do trabalho verificou-se que os docentes seguem as estratégias alinhadas com o procedimento da escola e não tendem a repetir seus estilos de aprendizagem em suas aulas; Pôde-se observar também que quando algum aluno demonstra dificuldade de entendimento doassunto o docente faz uma recolocação da mesma forma que a anterior, sem considerar o estilo de aprendizagem do aluno. No entanto, a situação de incompatibilidade entre estilos de alunos e forma de ensinar é amenizada pelo fato da escola analisada contar com dinâmicas de ensino que naveguem bem entre os estilos, uma vez que as aulas são estruturadas entre teóricas e práticas. Logo, a partir deste estudo reafirma-se a expectativa geral dos benefícios do conhecimento sobre estilos de aprendizagem para as práticas educacionais, principalmente no que tange à melhoria dos métodos de ensino e à qualificação das ações do professor.
Título en inglés
Teaching strategy in technical courses based on the learning styles of Felder-Soloman
Palabras clave en inglés
Electrical-electronic
Learning styles
Technical course
Resumen en inglés
The teaching learning process has been concerning researchers and specialists over searching for alternative strategies as well as over unraveling the mechanisms and teaching practices that result on the success or the so called scholar failure. The students learning styles are studied as a variable involved in the knowledge construction. Thus, the core of this research is to propose an approach of teaching and learning strategies implementation. This approach will be used in electrical-electronic technical course lessons in order to make the learning process simpler for the students. This strategy will consider the learning styles of the students so that the lessons will be prepared after analyzing how the students learn more easily. The learning styles chosen were those available in the questionnaires developed by Felder and Soloman (ILS), which are online on the website of Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC/USP). So, the teachers will be trained to deal with the different styles, they will also have the analysis of how their students understand, retain, process and organize the information received, ie the learning styles of each one of them, disposed in their classroom control. The students, on the other hand, will be trained to learn to improve their scholar results by using their own learning strategies in a more appropriate way. In order to conclude this study, it was necessary to watch some lessons, and after that, it was possible to notice that the teachers use teaching strategies according to the school procedures and they do not tend to repeat their own learning styles while teaching. It was also noticed that when a student has some difficulties in understanding the subject of the lesson, the teacher explains that in the same way he had done before, without considering the student learning style. The incompatibility between the students styles and the ways of teaching is reduced due to the fact that this specific school has teaching dynamics that flow among the different styles with no problem, as the lessons are divided into theoretical and practical. Therefore, with this study, the benefits of knowing the learning styles for the teaching practice are reassured, as initially expected, mainly when they are related to the development of teaching methods and the qualification of teacher actions.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2009-10-29
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Catholico,R.A.R., e OLIVEIRA NETO, J. D. [05] O inventario dos estilos de aprendizagem em um curso tecnico de eletroeletronico. Revista Eletrônica de Educação e Tecnologia do Senai-SP [online], 2009, vol. 3, p. 1-14. Dispon?vel em: http://revistaeletronica.sp.senai.br/index.php/seer/index.
  • OLIVEIRA NETO, J. D., e Catholico, R.A.R. [05] Inventário de estilos de aprendizagem em um curso técnico de eletroeletrônica. In 14 CIED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, Santos, 2008. 14 CIED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância., 2008.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.