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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2005.tde-10012006-095110
Documento
Autor
Nome completo
Felipe Firmo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2005
Orientador
Banca examinadora
Costa Neto, Alvaro (Presidente)
Barbieri, Frederico Augusto Alem
Canale, Antonio Carlos
Título em português
Análise da estabilidade direcional através de prototipagem virtual e sistema ativo de controle lateral
Palavras-chave em português
dinâmica veicular e controle de estabilidade
modelagem
simulação
Resumo em português
Características de dirigibilidade de um veículo automotivo foram estudadas com o auxílio de uma ferramenta computacional para simulação de sistemas multicorpos integrado a um controle de estabilidade direcional virtual. O modelo do veículo simplificado utilizado, de três graus de liberdade, proporciona o cálculo em tempo real das grandezas utilizadas para o controle de atitude de veículos, como velocidade em guinada e ângulo de deriva. Por isso, sua utilização como modelo de referência. O controle desenvolvido se mostrou bastante confiável e suficientemente simples. Os resultados mostraram boa aproximação através de uma avaliação subjetiva do comportamento do veículo. Finalmente, pode ser observado que o uso de ferramentas com uma interface amigável com o usuário proporcionam tempos de desenvolvimento mais curtos e estudos paramétricos mais fáceis, possibilitando ao projetista alcançar as características desejadas do veículo com custos muito menores
Título em inglês
Directional stability analysis via virtual prototyping and lateral active control system
Palavras-chave em inglês
modeling
simulation
vehicular dynamics and stability control
Resumo em inglês
Handling characteristics of an automotive vehicle were studied with the aid of a computational tool for mutibody system simulation integrated to a virtual directional stability control. The simplified vehicle model used, a three degrees of freedom model, makes possible the real time calculus of the parameters used in the yaw active control systems, like yaw rate and vehicle sideslip angle. Due to that, the use of it as a reference model. The developed control strategy is enough credible and sufficiently simple. Results showed good agreement through the subjective vehicle evaluation. Finally, it can be observed that the use of a tool with a user friendly interface makes development times shorter and parametric studies easier, enabling the designer to achieve the desired vehicle characteristics control much less costly
 
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Dissert_FF_I.pdf (95.22 Kbytes)
Dissert_FF_II.pdf (1.32 Mbytes)
Data de Publicação
2006-02-15
 
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