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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.18.2024.tde-29052024-151536
Documento
Autor
Nome completo
Elizandra Aparecida Luiz
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Carlos, 2024
Orientador
Banca examinadora
Daniel, Luiz Antonio (Presidente)
Braga, Adriana Regina
Pereira, Larissa Trierveiler
Título em português
Práticas Educativas voltadas para a experiência com a água: um caminho para a sustentabilidade desde a Educação Infantil
Palavras-chave em português
água
brincadeiras e interações
Educação Ambiental
Educação Infantil
práticas educativas
Resumo em português
Associado ao problema do meio ambiente e da sustentabilidade, a questão da água e dos recursos hídricos constitui um dos temas mais discutidos na contemporaneidade. Embora os debates socioambientais demonstrem a necessidade do desenvolvimento de uma Educação Ambiental em todas as fases de formação, pesquisas sobre as práticas educativas destinadas ao enfoque de temáticas ambientais, em particular, da água, na Educação Infantil ainda são escassas. Diante dessa constatação, o objetivo desta pesquisa consiste na elaboração de um guia com brincadeiras e interações relacionadas às experiências com a água a ser empregado por educadores nas práticas pedagógicas destinadas à Educação Infantil (crianças de 4 a 5 anos e 11 meses). Em termos metodológicos, realizou-se, em um primeiro momento, uma abordagem qualitativa e exploratória de cunho bibliográfico e documental. Foi analisada a literatura atual sobre as questões socioambientais e o tema da água e apurado o modo como ambos os assuntos são desenvolvidos em práticas educativas direcionadas à Educação Infantil. No que se refere à pesquisa documental, foram analisados os seguintes documentos: Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (RCNEI), Política Nacional de Educação Ambiental, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com vistas a coletar elementos para a produção do guia didático e sua futura aplicação, também foi realizada, em um segundo momento, uma pesquisa quantitativa de cunho descritivo e de levantamento por meio da aplicação de um questionário a uma amostra de vinte e quatro docentes da Educação Infantil que atuam na Rede Municipal de Ensino de São Carlos. Como resultado, além da revisão teórica acerca do debate sobre a articulação entre Educação Ambiental e Educação infantil e da análise documental das principais legislações que as norteiam, elaborou-se o guia didático "Brincadeiras e interações com a água na Educação Infantil".
Título em inglês
Educational practices focused on the experience with water: a path to sustainability from Early Childhood Education
Palavras-chave em inglês
Early Childhood Education
Environmental Education
games and interactions
practices educational
water
Resumo em inglês
Associated with the problem of the environment and sustainability, the issue of water and water resources is one of the most discussed topics in contemporary times. Although socio-environmental debates demonstrate the need for the development of Environmental Education at all stages of training, research on educational practices aimed at focusing on environmental themes, in particular water, in Early Childhood Education is still scarce. Given this finding, the objective of this research is to develop a guide with games and interactions related to experiences with water to be used by educators in pedagogical practices aimed at Early Childhood Education (children aged 4 to 5 years and 11 months). In methodological terms, initially, a qualitative and exploratory approach of a bibliographic and documentary nature was carried out. Current literature on socio-environmental issues and the topic of water was analyzed and the way in which both subjects are developed in educational practices aimed at Early Childhood Education was determined. With regard to documentary research, the following documents were analyzed: National Environmental Policy (PNMA), National Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI), National Environmental Education Policy, National Curricular Guidelines for Early Childhood Education, National Curricular Guidelines for Environmental Education, National Common Curricular Base (BNCC). With a view to collecting elements for the production of the didactic guide and its future application, a quantitative research of a descriptive and survey nature was also carried out through the application of a questionnaire to a sample of twenty-four teachers from the Early Childhood Education who work in the Municipal Education Network of São Carlos. As a result, in addition to the theoretical review about the debate on the articulation between Environmental Education and Early Childhood Education and the documentary analysis of the main legislation that guides them, the didactic guide "Plays and interactions with water in Early Childhood Education".
 
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Data de Publicação
2024-06-03
 
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