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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.22.2024.tde-22072024-114911
Documento
Autor
Nombre completo
Eliza Flôri Rodrigues da Costa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2024
Director
Tribunal
Dalri, Maria Celia Barcellos (Presidente)
Braga, Fernanda Titareli Merizio Martins
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Silveira, Renata Cristina de Campos Pereira
Título en portugués
Ensino de enfermagem em ressuscitação cardiopulmonar: produção do conhecimento da pós-graduação no Brasil de 2015 a 2022
Palabras clave en portugués
Aprendizagem
Enfermagem
Ensino
Parada cardiorrespiratória
Pesquisa
Ressuscitação cardiopulmonar
Resumen en portugués
Introdução. A Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) é um conjunto de manobras que envolvem procedimentos como compressões torácicas externas, ventilação das vias aéreas e desfibrilação elétrica, sendo uma intervenção potencialmente salvadora para as vítimas de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR). Mesmo com os avanços científicos no atendimento às vítimas de PCR, persiste uma notável variabilidade na probabilidade de sobrevivência. Para aprimorar a qualidade do atendimento prestado às vítimas de PCR, torna-se crucial que seja ofertado projetos educacionais embasado em evidências científicas. Objetivo. Sintetizar a produção do conhecimento sobre Ressuscitação Cardiopulmonar e o ensino produzidos pelos Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem do Brasil no período de 2015 a 2022. Métodos. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando documentos oficiais da CAPES como fonte primária, e seu percurso metodológico foi orientado por uma revisão integrativa da literatura. Como resultado, a amostra final compreendeu 38 estudos. Os dados foram categorizados com base na metodologia de Análise Temática proposta por Deslandes, Gomes e Minayo (2016). Resultados. Foram identificadas as seguintes categorias: (1) Tipos de instrumentos de avaliação utilizados no processo ensino e aprendizagem, (2) Instrumentos de avaliação de habilidades psicomotoras utilizados no processo ensino e aprendizagem, (3) Referenciais teóricos adotados mediante o processo de ensino e aprendizagem, (4) Tipos de simuladores utilizados no processo de ensino e aprendizagem, (5) Instrumentos utilizados na avaliação do curso/capacitação/protótipo de simulador/ protótipo de aparelho de auxilio didático, (6) Protocolos e diretrizes utilizadas para o ensino e aprendizagem em RCP, (7) Estratégias de ensino e aprendizagem oferecidas para os profissionais de enfermagem, (8) Estratégias de ensino e aprendizagem oferecidas para os estudantes de enfermagem, (9) Tipos de estratégias utilizadas no processo ensino e aprendizagem e (10) Temáticas de RCP abordadas para o processo ensino e aprendizagem. Conclusão. A seleção das estratégias educacionais em RCP deve ser aprimorada, incorporando métodos educacionais comprovados que impulsionem a aprendizagem e a retenção. Isso visa assegurar que indivíduos em PCR recebam assistência de RCP de alta qualidade.
Título en inglés
Nursing education in cardiopulmonary resuscitation: knowledge production from postgraduate programs in Brazil from 2015 to 2022
Palabras clave en inglés
Cardiopulmonary resuscitation
Cardiorespiratory arrest
Learning
Nursing
Research
Teaching
Resumen en inglés
Introduction. Cardiopulmonary Resuscitation (CPR) consists of a series of maneuvers that include procedures such as external chest compressions, airway ventilation, and electric defibrillation, serving as a potentially life-saving intervention for victims of Cardiac Arrest (CA). Despite scientific advancements in the care of cardiac arrest victims, there remains a notable variability in survival probability. To enhance the quality of care provided to cardiac arrest victims, it becomes crucial to offer evidence-based educational programs. Objective. To synthesize knowledge production on Cardiopulmonary Resuscitation and the teaching provided by Post-Graduate Programs in the Nursing field in Brazil from 2015 to 2022. Methods. This is a documentary research, using official CAPES documents as the primary source, and its methodological course was guided by an integrative literature review. As a result, the final sample comprised 38 studies. Data were categorized based on the Thematic Analysis methodology proposed by Deslandes, Gomes, and Minayo (2016). Results. The following categories were identified: (1) Types of assessment tools used in the teaching and learning process, (2) Assessment tools for psychomotor skills used in the teaching and learning process, (3) Theoretical frameworks adopted during the teaching and learning process, (4) Types of simulators used in the teaching and learning process, (5) Tools used in course/training/prototype simulator/prototype teaching aid device evaluation, (6) Protocols and guidelines used for teaching and learning in CPR, (7) Teaching and learning strategies offered to nursing professionals, (8) Teaching and learning strategies offered to nursing students, (9) Types of strategies used in the teaching and learning process, and (10) CPR themes addressed for the teaching and learning process. Conclusion. The selection of educational strategies in CPR should be improved by incorporating proven educational methods that boost learning and retention. This aims to ensure that individuals in CA receive high-quality CPR assistance.
 
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Fecha de Publicación
2024-07-22
 
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