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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.27.2018.tde-27122018-115509
Documento
Autor
Nome completo
Suéller Oliveira da Costa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Citelli, Adilson Odair (Presidente)
Almeida, Maria do Carmo Souza de
Castro, Gisela Grangeiro da Silva
Viana, Claudemir Edson
Título em português
Produção midiática no espaço educativo formal: análise de projetos autorais desenvolvidos sob a perspectiva da Educomunicação em unidades de ensino do Alto Tietê.
Palavras-chave em português
autoria
Educomunicação
produção midiática
projetos
tempo escolar
Resumo em português
Este estudo investigou o processo de produção, organização e coordenação de projetos que inter-relacionam a Comunicação e a Educação articulados em escolas públicas do Alto Tietê nos três ciclos finais da Educação Básica: ensino Fundamental I (5º ano), Fundamental II (9º ano) e Médio (3º ano). São iniciativas realizadas de forma interdisciplinar e que instigam a autoria por meio da produção midiática no espaço educativo. Os canais informativos - como jornais, blogs, web tevês e rádio escolar - são articulados pelas unidades e conduzidos por educadores que acreditam no potencial transformador de ações que estimulam a expressão crítica, criativa e comunicativa dos alunos. Estes profissionais veem os projetos como uma forma de ampliar os fluxos comunicativos no ambiente escolar, propagar a gestão participativa e promover uma educação emancipadora. Trata-se de um estudo de caso e o recorte é formado por duas unidades de ensino, localizadas em Biritiba Mirim e Ferraz de Vasconcelos. De cunho qualitativo, a pesquisa acompanhou o processo de desenvolvimento das atividades com o objetivo de investigar os desafios para manter essas propostas em consonância com as demais responsabilidades das instituições diante de uma temporalidade escolar cronometrada, categórica e disciplinar. Como administrar o tempo para proporcionar atividades diferenciadas que vão além da sala de aula, do cronograma, do projeto político-pedagógico e da carga horária? Como manter projetos comunicativos quando eles não integram o programa escolar ou são apoiados por uma política pública? Sob a perspectiva da Educomunicação, conforme a visão do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Universidade de São Paulo (USP), o estudo avaliou as temporalidades escolares, a participação dos alunos, o envolvimento dos professores, a parceria dos gestores e os benefícios de propostas que incentivam os recursos comunicacionais e tecnológicos com vista ao protagonismo juvenil e à gestão democrática e participativa. Os resultados foram obtidos com a observação, entrevistas e aplicação de questionários.
Título em inglês
Media Production in formal educational spaces: an authorship project analysis developed under Educommunication viewpoint in schools from Alto Tietê.
Palavras-chave em inglês
authorship
educommunication
media production
projects
school schedule
Resumo em inglês
The aim of this study was to investigate the prodution, organization and coordination of projects that connect Communication and Education applied to Public Schools from Alto Tietê in the three final stages of Basic Education: Elementary School (5th grade), Middle School (9th grade) and High School (3rd year). These initiatives were taken in interdisciplinary ways and engage the authorship by the media production in the learning space. The informative channels, such as newspapers, blogs, web TVs and school radio, are articulated by the schools. They are conducted by educators who believe in the transforming potential of actions which stimulate the students' critical, creative and communicative expression, and also, in actions that expand the communicative flow into the school environment, spread the collaborative management and promote the empowering education. It is a case study whose objects are two schools located in Biritiba Mirim and Ferraz de Vasconcelos. As a qualitative research, it followed the activities development process, by focusing on the investigation of the challenges to maintain the new proposals aligned with the regular activities from schools, once schools' timing usually is very disciplined, categorical and absolute. How should we work on time management in order to offer differenciated proposals that go beyond the classroom, the schedule, the Political Pedagogical Project (PPP) and the course hours? How can we mantain communicative proposals when they don't belong to the school schedule and they aren't supported by the government? Based on the educommunication viewpoint and according to the Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) from Universidade de São Paulo (USP), the study analyzed the schools' temporality, the students' participation, the teachers' engagement, the managers' partnership and the benefits of proposals which encourage the communicative and technological resources in order to promote the teenage protagonism and the democractic and participative management. The results have been collected by observation, interviews and questionnaries.
 
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Data de Publicação
2018-12-27
 
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