• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.27.2024.tde-18072024-145132
Documento
Autor
Nombre completo
Anais Alves Murakami
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Tavares, Ana Maria da Silva Araujo (Presidente)
Barreto, Jorge Mascarenhas Menna
Ishiki, Michiko Okano
Rosenthal, Dália
Versieux, Raquel de Melo
Título en portugués
Ervas-rochas-coisas: conversações e travessias com nomes dados e não-nomes
Palabras clave en portugués
Animismo
Colonialismo
Imperialismo
Japão
Minerais
Não-vida
Natureza
Plantas
Roça
Sertão
Vida
Resumen en portugués
Tratar da síntese desta tese é antagônico ao trajeto nela exposto: o da complexidade. As numerosas relações de interdependência aqui expostas não se pretendem resumidamente compreensíveis, mas geram percursos que atravessam a incompreensão. Questionando as ontologias da natureza e da vida, bem como seus rastros coloniais, a tese indaga relações que brotam da linguagem. Propõem o entrelaçamento entre o roçar e a intuição para expor a forma múltipla, invisível e efêmera das comunicações com as ervas, rochas, coisas e o solo. O anteparo conceitual aqui discutido se estende pelo novo animismo de Shoko Yoneyama; as forma de mundificação propostas por Donna Haraway, as críticas ao plantationloceno apontadas por Anna L. Tsing, o sistema de mandala criado por Kumagusu Minakata, a dupla fratura colonial exposta por Malcom Ferdinand, a interdependência entre as coisas (mono) nas obras de Kishio Suga, as cosmogonias de Ailton Krenak, a relação com a terra tecida por Nego Bispo, a geontologia explicitada por Elizabeth Povinelli, o saber intuitivo de Kinji Imanishi, a história da ciência analisada por Isabelle Stengers, entre outros. Mas tem como fundação os saberes mais ou menos localizados em minhas relações ancestrais e comprometimentos com os sertões do Ceará e de Minas Gerais, as florestas de árvores coníferas, os rios e montanhas do Japão, e os sonhos. Por ser constituída por travessias, a tese não se trata da discussão de meu processo artístico; é em si o processo, em si uma obra em forma de escrita.
Título en inglés
-
Palabras clave en inglés
Animism
Backlands
Colonialism
Cultivation
Imperialism
Japan
Life
Minerals
Nature
Non-life
Plants
Resumen en inglés
Trying to synthesize this thesis is an effort antagonistic to the path it sets out: that of complexity. The numerous interdependent relations exposed here are not intended to be easily comprehensible, but to reinforce incomprehensibility. Questioning the ontologies of nature and life, as well as their colonial traces, the thesis investigates the forces that are imbed on language. Proposing the intertwining of sowing and intuition it exposes the multiple, invisible and ephemeral forms of communication that sprouts from the herbs, stones, soil and things. The conceptual framework discussed here extends to Shoko Yoneyama's new animis; the forms of worldification proposed by Donna Haraway, the criticism of plantationlocene pointed out by Anna L. Tsing, the mandala system created by Kumagusu Minakata, the double colonial fracture exposed by Malcom Ferdinand, the interdependence between things (mono) in the artworks of Kishio Suga, the cosmogonies of Ailton Krenak, the relationship with the land experienced by Nego Bispo, the geontology explained by Elizabeth Povinelli, the intuitive knowledge of Kinji Imanishi, the history of science analyzed by Isabelle Stengers, among others. But the basis of this thesis is the knowledge located in my ancestral relationships and commitments with the backlands of Ceará and Minas Gerais, the coniferous forests, the rivers and mountains of Japan, and dreams. Because it is formed by a path, it does not intend to present a discussion about my artistic process, because it is the process itself, a work of art in the form of writing.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-18
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.