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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1993.tde-25062024-102459
Documento
Autor
Nome completo
Oswaldo Urbani Filho
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1993
Orientador
Banca examinadora
Tu, Carlos Chien Ching (Presidente)
Aguiar, Joao Batista de
Brinati, Marco Antonio
Título em português
Otimização estrutural e o método dos elementos finitos aplicados ao projeto de pistões para motores a diesel.
Palavras-chave em português
Engenharia mecânica
Método dos Elementos Finitos
Resumo em português
O método dos elementos finitos, utilizado em conjunto com técnicas numéricas de otimização, tem possibilitado a criação de ferramentas bastante eficientes para o desenvolvimento de projetos de engenharia. Através da combinação adequada destes recursos e, graças a sofisticada tecnologia dos computadores, é possível integrar as etapas de projeto e análise, e reduzir substancialmente o ciclo de desenvolvimento de um produto. Outra forte característica do método, e a possibilidade de incorporar-se critérios e restrições racionais ao projeto, para que se possa chegar efetivamente a um produto otimizado ou melhorado, em um curto espaço de tempo e custos aceitáveis. Para ilustrar este novo conceito, os recursos de análise e otimização disponíveis no programa Ansysr rev.5.0, foram utilizados no desenvolvimento de um projeto de galeria de refrigeração de um pistão de alumínio para motor diesel. Adicionalmente, a técnica de subestruturação ou superelementos, e o uso de modelos 2d com simetria axial, foram introduzidos no processo de análise, com o objetivo de reduzir o tempo de processamento e simplificar a parametrização da geometria do modelo de elementos finitos. Vantagens e limitações sobre o uso de ambas as técnicas em conjunto são apresentadas e discutidas, face aos resultados obtidos.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Finite Element Method
Mechanical engineering
Resumo em inglês
The finite elemento method used together with optimization numerical techniques, has allowed the creation of very eficiente tools for the development of a sort of projects in the field of engineering. By means of properly combination of these techniques, and due to the availability of the sophisticated computer technology, it is possible to integrate the design and analysis phases in order to substantially reduce the cycle of development of a product. Another important characteristic of this method, is the possibility of incorporate more rational criteria and restrictions into the project, to achieve the better design in the least time and lowest cost. To illustrate this newest concept, the capabilities of analysis and optimization, available in the ANSYSr Ver. 5.0 program, were used for the development of a oil cooling gallery design of an aluminum piston for diesel engine. Additionally, the substructuring or superelement technique, and a 2D axisymmetric finite element model, were used in order to decrease the computer time and simplificate the parameterization of the piston geometry, Advantages and limitation about the use of both techniques are presented and discussed, on the face of the obtained results.
 
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Data de Publicação
2024-06-26
 
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