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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-03072024-134718
Documento
Autor
Nome completo
Carlos Henrique Costa Jardim
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Silva, Lineu Azuaga Ayres da (Presidente)
Lima, Aarão de Andrade
Soares, Lindolfo
Título em português
Qualidade do projeto na engenharia rodoviária: aplicação no caso de estudos geotécnicos desenvolvidos nas obras de duplicação da Rodovia Fernão Dias - BR 381.
Palavras-chave em português
Qualidade do projeto
Taludes (Estabilização)
Resumo em português
O trabalho desenvolvido tem como motivação básica a percepção do autor, durante os últimos quinze anos, na variabilidade da qualidade dos projetos de construção de rodovias e a possibilidade de se propor, na presente dissertação de mestrado, diretrizes e métodos que se baseiam em princípios de racionalização e construtibilidade e que poderão contribuir sobremaneira para a uniformização desta qualidade num patamar mais elevado, principalmente com relação ao desenvolvimento de estudos geotécnicos em obras rodoviárias. Os principais conceitos da qualidade são discutidos e as relações projeto-processo de produção são analisadas, levando à revisão das funções do projeto no empreendimento em um enfoque global. A racionalização e a construtibilidade são aqui tratados e analisados, enfatizando como eles alteram o processo de projeto e podem aumentar a eficiência da produção. A metodologia proposta resulta das diretrizes da qualidade, racionalização e construtibilidade, sugerindo mudanças nos tradicionais esquemas de organização de equipes, desenvolvimento e coordenação de projeto para obter a garantia da qualidade do processo, citando-se como estudo de caso, as obras de duplicação da Rodovia Fernão Dias - BR 381. Conclui-se com o exame das dificuldades em se criar a idealidade nas condições organizacionais e humanas necessárias à implantação de mudanças, principalmente em ambientes conservadores por natureza como o da Engenharia de Construção Rodoviária.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Project quality
Slopes (Stabilization)
Resumo em inglês
This research has as basic motivation the author's feeling, experienced throughout fifteen years, of how much quality in road construction's project might vary, and in the possibility of proposing through this essay, guidelines and methods based upon principles of rationalization and constructability that will greatly contribute in unifying the quality, at a higher level, specially related with the development of geothecnical studies in road construction. The quality major concepts are discussed and the relation project-production process are analysed what ends in the revision of the project roles in the enterprise having a global focus. Rationalization and constructability are here discussed and analysed, with emphasis in how they alter the project process and how they can improve production efficiency. The proposed methodology results from the quality guidelines, rationalization and constructability, where author suggests changes in the team's traditional organizational schemes, project's development and coordenation in order to guarantee the process'quality, making reference to the duplication of Fernão Dias Highway BR 381. This essay is accomplished with an examination of how difficult is to implement ideal organizational and human conditions necessary to make changes, specially in natural conservative environments as Highway Construction Engineering.
 
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Data de Publicação
2024-07-05
 
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