• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1989.tde-25062024-142557
Documento
Autor
Nombre completo
Claudio Mueller Prado Sampaio
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1989
Director
Tribunal
Nishimoto, Kazuo (Presidente)
Sphaier, Sergio
Tachibana, Toshi Ichi
Título en portugués
Estudo de aspectos hidrodinâmicos em embarcações de planeio.
Palabras clave en portugués
Embarcações
Hidrodinâmica
Resumen en portugués
Neste capitulo apresenta-se um estudo sobre os aspectos hidrodinâmicos mais importantes no projeto de embarcações de semideslocamento e de planeio. Inicia-se com uma breve introdução da importância das embarcações de alto desempenho nos dias de hoje apresentando-se, em seguida, algumas considerações sobre as formas mais adequadas para o casco em função de diferentes requisitos de projeto, sobre a importância da inclusão dos diferentes componentes dos esforços atuantes na obtenção do equilíbrio e sobre alguns problemas específicos associados a estas embarcações quando em alta velocidade. No capítulo seguinte estuda-se o problema da instabilidade longitudinal e desenvolve-se um programa de computador para sua estimativa. Implementa-se uma modificação que resulta em resultados mais adequados para uma determinada faixa de velocidades. Por fim analisa-se o comportamento em ondas de proa destas embarcações em alta velocidade. Neste último item implementa-se um programa de computador e efetua-se uma análise dos diferentes coeficientes na tentativa de melhorar a estimativa das acelerações de impacto.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Hydrodynamics
Vessels
Resumen en inglés
This dissertation shows important hydrodynamic considerations for the design of semidisplacement and planning boats. Initially some comments on the reasons of todays growing interest on high performance boats are given. Following, some aspects related to the geometric hull form optimization, for specific design requirements, are described. The next two comments show the importance of a precise estimation of the various forces in the determination of the equilibrium position and some specific problems associated with the behavior at high speed. In the third chapter the problem of porpoising is analysed and computer program developed. A modification is introduced in the original method and results in a better estimation of the critical angle for a range of speed coefficients. Finally, through the computer program implementation, the head sea behavior at high speed and in regular waves is studied. Based on this program an analysis of the various coefficients is undertaken in an effort to improve and understand the reasons of the poor impact acceleration results.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-06-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.