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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.1989.tde-25062024-142557
Document
Auteur
Nom complet
Claudio Mueller Prado Sampaio
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 1989
Directeur
Jury
Nishimoto, Kazuo (Président)
Sphaier, Sergio
Tachibana, Toshi Ichi
Titre en portugais
Estudo de aspectos hidrodinâmicos em embarcações de planeio.
Mots-clés en portugais
Embarcações
Hidrodinâmica
Resumé en portugais
Neste capitulo apresenta-se um estudo sobre os aspectos hidrodinâmicos mais importantes no projeto de embarcações de semideslocamento e de planeio. Inicia-se com uma breve introdução da importância das embarcações de alto desempenho nos dias de hoje apresentando-se, em seguida, algumas considerações sobre as formas mais adequadas para o casco em função de diferentes requisitos de projeto, sobre a importância da inclusão dos diferentes componentes dos esforços atuantes na obtenção do equilíbrio e sobre alguns problemas específicos associados a estas embarcações quando em alta velocidade. No capítulo seguinte estuda-se o problema da instabilidade longitudinal e desenvolve-se um programa de computador para sua estimativa. Implementa-se uma modificação que resulta em resultados mais adequados para uma determinada faixa de velocidades. Por fim analisa-se o comportamento em ondas de proa destas embarcações em alta velocidade. Neste último item implementa-se um programa de computador e efetua-se uma análise dos diferentes coeficientes na tentativa de melhorar a estimativa das acelerações de impacto.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Hydrodynamics
Vessels
Resumé en anglais
This dissertation shows important hydrodynamic considerations for the design of semidisplacement and planning boats. Initially some comments on the reasons of todays growing interest on high performance boats are given. Following, some aspects related to the geometric hull form optimization, for specific design requirements, are described. The next two comments show the importance of a precise estimation of the various forces in the determination of the equilibrium position and some specific problems associated with the behavior at high speed. In the third chapter the problem of porpoising is analysed and computer program developed. A modification is introduced in the original method and results in a better estimation of the critical angle for a range of speed coefficients. Finally, through the computer program implementation, the head sea behavior at high speed and in regular waves is studied. Based on this program an analysis of the various coefficients is undertaken in an effort to improve and understand the reasons of the poor impact acceleration results.
 
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Date de Publication
2024-06-26
 
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