• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.3.2012.tde-16072013-173459
Documento
Autor
Nome completo
Leonardo Monteiro Mazzariol
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Alves, Marcílio (Presidente)
Iturrioz, Ignacio
Kawano, Alexandre
Título em português
Escalonamento de painéis reforçados sujeitos a cargas de impacto.
Palavras-chave em português
Escala
Escalonamento
Estrutura
Impacto
Naval
Similaridade
Resumo em português
Esta dissertação avalia a aplicação de leis de similaridade distorcidas no contexto de impacto estrutural. A análise se apoia em um estudo teórico, numérico e experimental do impacto de um indentador contra um painel duplo. O modelo analítico descreve de forma simplificada o comportamento de partes desta estrutura e as simulações numéricas reproduzem os ensaios experimentais que utilizam um protótipo (tamanho real) e modelo (escala reduzida). A diferença nas propriedades mecânicas do material de construção do modelo e protótipo é considerada no procedimento de escalonamento, bem como os efeitos de escala por causa da taxa de deformação. Ainda, diante das limitações do aparato experimental, é desenvolvida uma formulação para as leis de similaridade que permite variações da massa impacto e da velocidade inicial do elemento impactante no ensaio. Dessa forma, apresenta-se um procedimento que permite inferir o comportamento de estruturas em tamanho real sob carregamento de impacto através do uso de estruturas em escala, mesmo com as limitações de aparato ou diferenças das propriedades mecânicas do material.
Título em inglês
Scaling of reinforced panels subjected to impact loads.
Palavras-chave em inglês
Impact
Naval
Scaling
Similarity
Structure
Resumo em inglês
This work evaluates the distorted similarity laws applied in structural impact. The analysis is based in theoretical, numerical and experimental studies of the impact of an indenter to a reinforced panel. The theoretical approach describes, in a simplified manner, the behaviour of the structure components while the numerical analysis reproduces the experiments performed in two scales: prototype (large scale) and model (small scale). Although the panels are made of different materials, this mismatch in mechanical behaviour is taken into account in the scaling procedure, as well as the scale effects due to strain rate. A formulation that allows flexibility in experiment variables such as initial velocity and impact mass is developed due to experimental apparatus limitations. In general lines, is developed a procedure allowing to infer the behaviour of a large scale structure under impact load using scaled structures, while using different materials for prototype and model and respecting the experimental apparatus limits.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-07-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.