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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.2010.tde-20012011-111836
Documento
Autor
Nome completo
Mildred Aparecida Sotero
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Ferraz, Osvaldo Luiz (Presidente)
Carvalho, Yara Maria de
Saraiva, Maria do Carmo Oliveira
Título em português
Questões de gênero e desconstrução de estereótipos: um plano lúdico para ensino da dança na educação física escolar
Palavras-chave em português
Dança
Educação física escolar
Gênero
Metodologia lúdica de ensino
Resumo em português
Esta pesquisa investigou os modos como se constroem e se revelam relações e concepções pautadas no gênero, entre crianças do 5° ano do ensino fundamental I de uma escola pública da cidade de São Paulo, expressos nas aulas de educação física com o conteúdo dança. Caracteriza-se como um estudo descritivo exploratório com observação participante. A partir da tabulação e análise dos resultados obtidos por meio de respostas a perguntas de um questionário foi elaborado e posto em prática um plano de ensino, com a finalidade de intensificar a participação dos alunos e alunas no aprendizado de uma dança da cultura popular brasileira e desconstruir representações de estereotipia de gêneros vinculadas ao universo da dança e presentes no imaginário dos sujeitos pesquisados. O plano de ensino baseou-se na criação de enredos e gestos pessoais para a composição de coreografias, em ambiente devidamente estruturado, com personagens de perfis não hegemônicos de gênero; sua didática teve orientação lúdica, por ser esta uma via propiciadora da ruptura de paradigmas. Os resultados da pesquisa apontaram a predominância de representações de gêneros hegemônicos, por parte das crianças, fortemente marcados nas concepções sobre o ato de dançar. Quanto ao plano de ensino investigado, verificou-se que, além de suscitar nos sujeitos diversas possibilidades de ressignificações para pensar a relação entre gênero e dança, fomentou, também, a construção gestual da dança em questão, possibilitando, aos alunos e alunas, oportunidades de serem sujeitos ativos e criativos em seu processo de aprendizado da dança na escola
Título em inglês
Gender issues and the deconstruction of stereotypes: a playful teaching plan to teach dance in physical education
Palavras-chave em inglês
Dance
Gender
Physical education
Playful method of education
Resumo em inglês
Initially, this research investigated how relations are conducted in terms of gender among children of grade 5 elementary school in the State of São Paulo, during physical education classes, with dance as its theme. Secondly, based on the results of this analysis, we sought to increase the participation of children in learning a dance with roots in Brazilian popular culture. The teaching program used a game orientated, in order to deconstruct hegemonic gender profiles, related to dance in the minds of these children. There was creating a nice environment to play with unusual situations in which the characters were controversial. Thus, it was intended that the sensations produced influences the dance moviments. This research is characterized as a descriptive exploratory study involved participant observation. The program investigated increase opportunities for children to think about the relationship between gender and dance, also promoted the construction of the dance gesture, making the students active and creative participants in the process of learning to dance
 
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anexo_1.pdf (736.03 Kbytes)
FICHA_Mildred.pdf (7.14 Kbytes)
RESUMO_MILDRED.pdf (7.84 Kbytes)
Data de Publicação
2011-08-02
 
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