• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2010.tde-20220712-124631
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Plana Maranzato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Título en portugués
Identificação de fraude contra sistemas de reputação em mercados eletrônicos
Palabras clave en portugués
Computação Gráfica
Resumen en portugués
Ao longo do tempo, o comércio eletrônico tem movimentado um volume de transações cada vez mais significativo. Um dos segmentos que mais cresce é o de mercados eletrônicos, nos quais vendedores de pequeno e médio porte oferecem seus produtos na Web. Dentro desses mercados, o sistema de reputação é fundamental, pois reflete em boa parte a credibilidade dos vendedores e é usado como critério de decisão para a compra. Isso faz com que os sistemas de reputação sejam alvos de fraude, seja por vendedores apenas interessados em melhorar sua reputação de forma ilícita, seja por vendedores também com intenção de cometer outros tipos de fraude. Em ambos os casos, avaliações positivas são criadas artificialmente. Este trabalho apresenta uma metodologia para identificação de fraudadores contra sistemas de reputação, associando a cada vendedor uma probabilidade estimada de fraude. Posteriormente, ordenamos a listagem de vendedores por essa probabilidade, para que ela seja usada como ferramenta pelos especialistas em detecção de fraude. Por isso, tratamos o problema como uma classificação estatística, ao invés e uma classificação tradicional. Vale frisar que o problema de identificação de fraudadores apresenta dificuldades adicionais em relação a um processo usual de classificação em virtude dos dados serem desbalanceados (a classe de fraudadores é fortemente minoritária) e da anotação dos vendedores legítimos ser menos confiável que a anotação dos fraudadores. A metodologia inicia-se com o processo de extração de características, avaliando eventos onde existe interação entre os usuários. Em seguida, aplica-se o método de Regressão Logística para construir o modelo e classificar os vendedores com base na probabilidade de fraude estimada. A ordenação obtida é avaliada com base em medidas de eficiência, como precisão, cobertura, AIC, precisão média
Título en inglés
not available
Resumen en inglés
not available
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-13
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.