• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.45.2012.tde-20230727-113155
Documento
Autor
Nome completo
Ariel Martini
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Título em português
Ferramenta para correção automáticade exercícios de programação em ambientes de aprendizagem, com plugin para Moodle
Palavras-chave em português
Correção De Programas
Softwares
Resumo em português
Este trabalho descreve a pesquisa e o desenvolvimento de uma ferramenta para correção automática de exercícios de programação que foi integrada ao ambiente de aprendizagem Moodle, no formato de plugin. Um dos principais problemas enfrentados por cursos de programação em geral é a dificuldade e demora na correção de exercícios, quando feita manualmente. A correção automática de exercícios, oferecida como um serviço online, estimula o aprendizado do aluno, pois facilita o acesso ao material com acompanhamento constante, permitindo que ele identifique e supere rapidamente suas dúvidas e assim obtenha um maior domínio sobre os tópicos. A ferramenta foi projetada para ter boa usabilidade tanto para o professor quanto para os alunos. Também é fácil de instalar, sendo compatível com a grande e crescente base instalada do Moodle, disponível para qualquer pessoa com acesso à internet, facilmente configurável, rápida e segura. Nesse trabalho apresentamos o resultado de dois ciclos de desenvolvimento. O primeiro foi aplicado a uma turma de uma disciplina de introdução à computação no IME- USP, onde conseguiu atender todos os tópicos do curso e seus exercícios específicos, e serviu de base para as melhorias introduzidas no segundo ciclo.
Título em inglês
not available
Resumo em inglês
This work describes the research and development of a tool for automatic grading of programming exercises, which has been integrated to the learning environment Moodle, as a plugin. One of the main problems faced by programming courses are the lengthy and difficult assessment of exercises, when done manually. The automatic assessment of exercises, offered as an online service, encourages student learning, as it facili¡ tates access to material with constant monitoring, allowing him to quickly identify and overcome his doubts, thus achieving a greater mastering over the topics. The tool has been designed to be easy to use and install, compatible with the large and growing Moodle installed base, available to any person with internet access, easily configurable, fast and safe. ln this work we present the result of two cycles of development. The first has been applied to a programming introduction course in IME-USP, where it managed to address all course topics and corresponding exercises, and served as a base to the improvements introduced in the second cycle.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
MartiniAriel.pdf (13.05 Mbytes)
Data de Publicação
2023-07-27
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.