• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
Documento
Autor
Nome completo
Isabel Villas Bôas Bonacella
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Dias, David Pires (Presidente)
Borsari, Lucilia Daruiz
Silva, Márcio Fabiano da
Título em português
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
Palavras-chave em português
Adler
Aprendizagem
Ball
Conhecimento especializado
Formação
Huillet
irracionais
Tardif
Resumo em português
Esta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação.
Título em inglês
Teaching irrational numbers: a study about some Content Knowledge for Teaching utilized by teachers
Palavras-chave em inglês
Adler
Ball
Content
Huillet
Irrational
Knowledge
Learning
Tardif
Training
Resumo em inglês
This research on Deborah Ball's Specialized Content Knowledge emphasizes its complexity, showcasing its presence in observed classes in 2019 and 2021 on irrational numbers. While challenging to list, comprehensively, their observability underscores the depth in the act of teaching. In 2021, one of the observed teachers exemplified skills through a square-duplication activity, emphasizing the importance of Specialized Content Knowledge in student engagement. Acknowledging the difficulty of teaching aspects of irrational numbers, the research highlights the opportunity to foster collaborative learning environments and encourage the sharing of experiences among teachers in training. Aligned with Adler and Huillet, it proposes discussion circles between practicing and prospective teachers, stressing the potential for extracting formal knowledge from analyzing teachers' classroom experiences to enhance education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.