• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
Documento
Autor
Nombre completo
Isabel Villas Bôas Bonacella
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Dias, David Pires (Presidente)
Borsari, Lucilia Daruiz
Silva, Márcio Fabiano da
Título en portugués
O ensino de números irracionais: um estudo sobre Conhecimentos Especializados utilizados pelo professor
Palabras clave en portugués
Adler
Aprendizagem
Ball
Conhecimento especializado
Formação
Huillet
irracionais
Tardif
Resumen en portugués
Esta pesquisa sobre os Conhecimentos Especializados de Conteúdo de Deborah Ball destaca sua complexidade, evidenciando sua presença nas aulas observadas em 2019 e 2021 sobre números irracionais. Embora seja desafiador listá-los, sua tangibilidade ressalta a profundidade no ato de ensinar. Em 2021, a professora observada exemplificou suas habilidades utilizando uma atividade de duplicação do quadrado, destacando a importância do Conhecimento Especializado de Conteúdo no envolvimento dos alunos. Reconhecendo a dificuldade de ensinar muitas das propriedades dos números irracionais, a pesquisa destaca a oportunidade de cultivar ambientes de aprendizagem colaborativos e incentivar o compartilhamento de experiências entre professores em formação. Em convergência com Adler e Huillet, propõe círculos de discussão entre professores atuantes e aqueles em instrução, enfatizando que é possível extrair conhecimento formal da análise das experiências dos professores em sala de aula, enriquecendo a sua formação.
Título en inglés
Teaching irrational numbers: a study about some Content Knowledge for Teaching utilized by teachers
Palabras clave en inglés
Adler
Ball
Content
Huillet
Irrational
Knowledge
Learning
Tardif
Training
Resumen en inglés
This research on Deborah Ball's Specialized Content Knowledge emphasizes its complexity, showcasing its presence in observed classes in 2019 and 2021 on irrational numbers. While challenging to list, comprehensively, their observability underscores the depth in the act of teaching. In 2021, one of the observed teachers exemplified skills through a square-duplication activity, emphasizing the importance of Specialized Content Knowledge in student engagement. Acknowledging the difficulty of teaching aspects of irrational numbers, the research highlights the opportunity to foster collaborative learning environments and encourage the sharing of experiences among teachers in training. Aligned with Adler and Huillet, it proposes discussion circles between practicing and prospective teachers, stressing the potential for extracting formal knowledge from analyzing teachers' classroom experiences to enhance education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-06-14
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.