• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2024.tde-13062024-114216
Documento
Autor
Nome completo
Lucia Helena Pisaneschi Macedo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Rosa, Helena Rinaldi (Presidente)
Ciornai, Selma
Norgren, Maria de Betânia Paes
Título em português
Oficinas criativas para pais e mães: relações parentais em tempos de pandemia
Palavras-chave em português
Avaliação psicológica
Gestalt-terapia
Intervenção
Pandemia
Parentalidade
Resumo em português
No contexto da pandemia da COVID19, entre o final de 2019 e pelos anos de 2020, 2021 e 2022, para conter o contágio da infecção e tentar evitar o colapso do sistema de saúde em diferentes lugares do mundo, as autoridades governamentais mundiais aplicaram medidas restritivas de circulação e isolamento social, que afetaram e modificaram a vida das pessoas em todo o planeta Terra; e em ressonância, as rotinas acadêmicas e escolares também foram afetadas. Considerando que a criança está ligada no mundo por aqueles que lhe são significativos, e considerando que os pais influenciam seus filhos através de suas ações e a partir de suas crenças e valores, será que a participação dos pais em uma proposta de grupo interventivo em tempos pandêmicos colabora para a qualidade das relações parentais? Esta pesquisa se propõe a avaliar se há ou não alteração na qualidade das relações parentais de pais e mães de crianças matriculadas no ensino fundamental I, a partir da perspectiva dos pais e mães, depois da participação destes em uma proposta interventiva presencial em grupo denominada oficinas criativas, realizada em quatro encontros presenciais, uma vez por semana, seguindo os protocolos de segurança para prevenção à pandemia por SARS-COVID19. Não se propõe neste trabalho refletir sobre as variáveis que interferem nas relações parentais, visto que outros trabalhos já abordaram essa reflexão. A amostra populacional foi coletada por conveniência em meio à pandemia por SARS-COVID19, quando começaram as orientações sobre o início da flexibilização das medidas de isolamento social durante os meses de maio a julho de 2021. Os dados individuais foram coletados através de questionário de levantamento de dados sociodemográficos, e aplicação do procedimento Desenhos-Estórias com tema antes e depois da participação nas oficinas criativas. Foram realizadas duas análises: uma análise da percepção dos processos grupais à luz da Gestalt-terapia, e outra análise individual através da compreensão fenomenológica realizada individualmente com cada participante, comparando os desenhos antes/ depois da participação nas oficinas. Foram excluídos os dados coletados dos participantes que desistiram de participar das oficinas, pois não seria possível comparar suas percepções antes/ depois da intervenção. Os resultados obtidos tanto na análise dos processos grupais quanto na análise individual, confirmando a hipótese que mobilizou este trabalho: oferecer suporte para pais e cuidadores de crianças colabora para a qualidade das relações parentais mesmo em tempos de pandemia e incertezas. Além disso, esses resultados também indicam que o procedimento Desenhos-Estórias com tema e a compreensão fenomenológica realizada individualmente junto com cada participante mostraram-se eficazes para avaliar as percepções da pessoa e suas relações antes e depois da proposta de intervenção.
Título em inglês
Creative workshops for fathers and mothers: parental relationships in times of pandemic
Palavras-chave em inglês
Gestalt therapy
Intervention
Pandemic
Parenthood
Psychological assessment
Resumo em inglês
In the context of the COVID-19 pandemic, spanning from late 2019 through the years 2020, 2021, and 2022, to contain infection spread and attempt to prevent the collapse of healthcare systems worldwide, global government authorities implemented restrictive measures on movement and social isolation. These measures affected and altered the lives of individuals across the planet; and resonantly, academic and school routines were also impacted. Considering that a child is connected to the world through those who are significant to them, and acknowledging that parents influence their children through their actions and based on their beliefs and values, the question arises: does parental participation in an intervention group proposal during pandemic times contribute to the quality of parental relationships? This research aims to assess whether there is a change in the quality of parental relationships for fathers and mothers of children enrolled in elementary school, from the parents' perspective, after their participation in a face-to-face intervention group called "creative workshops." These workshops were conducted in four face-to-face sessions, once a week, following safety protocols for SARS-COVID-19 pandemic prevention. It is not the purpose of this work to reflect on the variables that interfere with parental relationships, as other works have already addressed this reflection. The population sample was collected conveniently during the SARS-COVID-19 pandemic, when guidelines for the relaxation of social isolation measures were initiated in the months from May to July 2021. Individual data were collected through a questionnaire of sociodemographic data and the application of the "Drawings-Stories" procedure with a theme before and after participation in creative workshops. Two analyses were conducted: an analysis of the perception of group processes in light of Gestalt therapy, and an individual analysis through phenomenological understanding carried out individually with each participant, comparing drawings before/after participation in the workshops. Data collected from participants who withdrew from the workshops were excluded, as it would not be possible to compare their perceptions before/after the intervention. Results from both group process analysis and individual analysis confirmed the hypothesis that motivated this work: providing support for parents and caregivers contributes to the quality of parental relationships, even in times of pandemic and uncertainty. Additionally, these results indicate that the "Drawings-Stories" procedure with a theme and the phenomenological understanding carried out individually with each participant proved to be effective in assessing individuals' perceptions and their relationships before and after the intervention proposal.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-06-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.