• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.47.2023.tde-01092023-154730
Documento
Autor
Nombre completo
Marcos Barbosa de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Serafim, Antonio de Padua (Presidente)
Avoglia, Hilda Rosa Capelão
Durães, Ricardo Silva dos Santos
Título en portugués
Empatia e traços de personalidade em associação com histórico de bullying, negligência e violência em jovens
Palabras clave en portugués
Bullying
Cognição social
Empatia
Neuropsicologia
Personalidade
Violência
Resumen en portugués
Empatia refere-se nossa habilidade de identificar o que outra pessoa está pensando ou sentindo e responder a seus pensamentos e sentimentos de maneira apropriada. Esta habilidade é atualmente descrita como componente dos processos de Cognição Social. Sabe-se que tais processos possuem base neurobiológica, porém é também compreendido que este sofre influência ambiental. Outro conceito necessário para este estudo tem formulação semelhante, o de personalidade, sendo que a construção desta é amplamente descrita como uma relação entre o indivíduo biológico e sua interação com o meio. Sendo assim indivíduos com histórico aversivo quanto aos relacionamentos pessoais podem apresentar dificuldades quanto a empatia e cognição social em geral. O presente estudo teve por objetivo compreender se há uma relação de influência entre os níveis de empatia, traços de personalidade em jovens com histórico de bullying e negligência. Participaram deste estudo 1578 jovens, sendo 758 (48,06%) masculino e 819 (51,93% (feminino), com faixa etária de 14 a 16 anos (média = 15,5 anos e DP 0,77) da rede pública de ensino. Foram utilizados três diferentes instrumentos para coleta de dados, o questionário de personalidade para crianças e adolescentes (EPQ-J), o coeficiente de empatia (EQ) e um questionário elaborado para verificação de presença de histórico de bullying, violência e ou negligência na infância e adolescência. Os resultados demonstram que 507 (32,14%) dos participantes revelaram identificação positiva para histórico de bullying, negligência e ou violência. Além disso, os participantes com histórico de violência expressaram as médias mais baixas no quociente de empatia (28, 34), quando comparado aos participantes sem histórico de violência (46,26). Observou-se ainda uma correlação significativa entre níveis de empatia, histórico de bullying, negligência e ou violência na infância e adolescência, e traços de personalidade, principalmente psicoticismo e neuroticismo. Os dados encontrados são sugestivos para se pensar em programas de intervenção quanto a diminuição de bullying e ampliação de habilidades sociais referentes ao contexto empático nesta população.
Título en inglés
Empathy and personality traits in correlation with history of bullying, negligence and violence in young people
Palabras clave en inglés
Bullying
Empathy
Neuropsychology
Personality
Social cognition
Violence
Resumen en inglés
Empathy refers to our ability to identify what another person is thinking or feeling and to respond to their thoughts and feelings appropriately. This ability is currently described as a component of Social Cognition processes. It is known that such processes have a neurobiological basis, but it is also understood that this process is influenced by the environment. Another concept necessary for this study has a similar formulation, that of personality, and its construction is widely described as a relationship between the biological individual and his interaction with the environment. Therefore, individuals with an aversive history of personal relationships may have difficulties with empathy and social cognition in general. The present study aimed to understand whether there is a relationship of influence between levels of empathy, personality traits in young people with a history of bullying and neglect. 1577 young people being 758 (48.06%) male and 819 (51.93% (female), aged 14 to 16 years (mean = 15.5 years and SD 0.77) from the public school system participated in this study. Three different instruments were used for data collection, the personality questionnaire for children and adolescents (EPQ-J), the empathy coefficient (EQ) and a questionnaire designed to verify the presence of a history of bullying, violence and/or neglect in childhood, and adolescence. The results indicated that 507 (32,14%) of the participants revealed history of bullying, neglect and or violence. In addition, participants with a history of violence expressed the lowest averages in the empathy quotient (28, 34), when compared to participants without a history of violence (46.26). There was also a significant correlation between levels of empathy, history of bullying, neglect and/or violence in childhood and adolescence, and personality traits, mainly psychoticism and neuroticism. The data found are suggestive for thinking about intervention programs regarding the reduction of bullying and expansion of social skills related to the empathic context in this population.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-05
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.