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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.48.2008.tde-30012009-165255
Documento
Autor
Nome completo
Maricilde Oliveira Coelho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2008
Orientador
Banca examinadora
Schapochnik, Nelson (Presidente)
Boto, Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis
Catani, Denice Barbara
Cavalcante, Maria Juraci Maia
França, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de
Título em português
A escola primária no Estado do Pará (1920 - 1940)
Palavras-chave em português
cultura escolar
escola primária
história da educação brasileira
Resumo em português
A tese A escola primária no Estado do Pará (1920- 1940) analisa a cultura da escola primária no Brasil, e em particular no Estado do Pará, local de interesse central desse estudo. Para isso, foi necessário a identificação do quadro social, político, cultural e econômico da sociedade brasileira em geral e, de modo mais particular, da sociedade paraense no desenrolar dessas décadas. A partir do conceito de cultura escolar desenvolvido por Dominique Julia, descrito como um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar, condutas a inculcar e práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos, a tese analisa as normas e legislações para a educação primária; os saberes, gerais e específicos, ministrados aos alunos nas diferentes escolas primárias em diferentes localizações espaciais das cidades e vilarejos paraenses; a formação do professor primário, agente responsável em utilizar dispositivos pedagógicos para facilitar a aquisição de conhecimentos e habilidades, entre eles os rituais e as comemorações cívicas na escola primária, elementos de apoio na formação dos conceitos de nacionalidade e de civilidade. As fontes utilizadas para o trabalho foram: relatórios e mensagens dos governadores, decretos, atestados, minutas de portaria da Instrução Pública, ofícios e petições da Secretaria de Educação e Saúde Pública, jornais de circulação diária e o periódico pedagógico Escola revista do professorado do Pará.
Título em inglês
The primary school in Pará (1920-1940)
Palavras-chave em inglês
brazilian education history
primary school
school culture
Resumo em inglês
The primary school in Pará (1920-1940) wham is thesis locus the primary school culture in Brazil, especially in Pará. Since Pará is the main place for this study. For this study, the social, political, cultural and economical aspects were analyzed to help us identify what it was going on the paraense society. The thesis analyses the rules and laws in primary school, the general and specific knowledge, taught to student in different cities and small villages in Pará. It also talks about the primary teacher curriculum, since he/she is in charge of using, the pedagogical devices to facilitate the knowledge and abilities acquisition. As part of this acquisition civic celebrations and rituals are considered essential in the concepts of nationality and civil rights. There were several sources for this research such as newspapers, government decrees, a specific magazine named School, certificates, government messages, education secretary petitions and so on. All this was done through the concept de school culture by Dominique Julia that describes rules that define behaviors and practices to be incorporated by students.
 
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Data de Publicação
2009-03-18
 
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