• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.55.2024.tde-16072024-115225
Documento
Autor
Nombre completo
Davi Felipe Bassi
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Carlos, 2024
Director
Tribunal
Vargas, Rosana Retsos Signorelli (Presidente)
Melo, Mariana Pereira de
Oliveira, Zaqueu Vieira
Teles, Renato de Sa
Título en portugués
Os benefícios no processo de ensino-aprendizagem do aluno em resolver o mesmo problema de Matemática de diferentes formas usando o método de Polya
Palabras clave en portugués
Diferentes resoluções
Estratégias
Heurística
Método de Polya
Resolução de problemas
Resumen en portugués
Tendo em vista que muitos alunos sofrem da falta de criativade na hora de resolver problemas, pesquisa-se sobre diferentes formas de resolvê-lo, a fim de buscar os benefícios de tal ação pelo método de Polya. Para tanto, é necessário entender um pouco da história de Polya e seu método, dissertar sobre a resolução de problemas e os seus benefícios, apresentar a teoria necessária para o entendimento dos problemas que serão apresentados e aplicar o método de Polya em problemas que contenham mais de uma solução. Diante disso, verifica-se que ao resolver o mesmo problema de diferentes formas desenvolve-se a criatividade do aluno, aumenta a compreensão com relação a matemática como um todo, além de criar correlações entre a disciplina o que amplia muito a chance de resolver futuros problemas, o que impõe a constatação de que resolver problemas de diferentes formas traz diversos benefícios. Por isso, é fundamental que mais professores adotem a resolução de problemas como método de ensino e que tenham uma boa preparação para ouvir e discutir diferentes resoluções e pontos de vista. Também é preciso que o professor faça uma boa avaliação, realizando provas que não contenham, entre outras características, pegadinhas ou enunciados longos demais sem propósito.
Título en inglés
The benefits in the student's teaching-learning process of solving the same Mathematics problem in different ways using the Polya method
Palabras clave en inglés
Different resolutions
Heuristic
Polya method
Problem solving
Strategies
Resumen en inglés
Considering that many students suffer from a lack of creativity when solving problems, research is being conducted on different ways to address this issue in order to seek the benefits of such actions through the Polya method. To do so, it is necessary to understand a bit of Polyas history and his method, discuss the problem-solving process and its benefits, present the necessary theory for the understanding of the problems that will be presented, and apply Polyas method to problems with more than one solution. In light of this, it is observed that solving the same problem in different ways enhances the students creativity, increases understanding of mathematics as a whole, and establishes correlations between disciplines, greatly expanding the chances of solving future problems. This leads to the realization that solving problems in different ways brings various benefits. Therefore, it is crucial for more teachers to adopt problem-solving as a teaching method and to be well-prepared to listen to and discuss different resolutions and perspectives. It is also necessary for the teacher to conduct a thorough assessment, administering tests that do not include, among other characteristics, tricky questions or excessively long statements without purpose.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-07-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.