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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.59.2008.tde-10072008-181840
Documento
Autor
Nome completo
Patrícia Rossi Carraro
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2008
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Antonio dos Santos (Presidente)
Barrera, Sylvia Domingos
Manzoli, Luci Pastor
Oliveira, Maria Lúcia de
Petean, Eucia Beatriz Lopes
Título em português
O professor do ensino fundamental em grupos reflexivos em uma abordagem sociodramática
Palavras-chave em português
ensino fundamental
grupos reflexivos
professor
sociodrama educacional
Resumo em português
Pesquisas confirmam que o processo reflexivo vivenciado em grupos de professores resulta na melhoria da prática profissional, fazendo com que os docentes se sintam valorizados e que tenham um espaço para serem ouvidos. A prática do trabalho grupal com professores, com ênfase na abordagem sociodramática, tem sido destacada na literatura como uma estratégia eficaz de intervenção, contribuindo para uma reflexão mais consciente e crítica da formação do docente. O objetivo desta pesquisa é o de investigar, a partir de uma abordagem qualitativa, as condições de possibilidades e os limites para a realização de um grupo ociodramático educacional em uma instituição escolar. Além disso, buscou-se investigar, a partir das entrevistas de avaliação, os possíveis efeitos da participação dos professores do ensino fundamental em um grupo sociodramático educacional sobre as concepções destes. Foi composto um grupo de 10 professores do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual, de uma cidade do interior de São Paulo. A metodologia proposta compreendeu três etapas. Na primeira, investigou-se, com cada professor, através de entrevista de profundidade, a formação, história e prática profissional dos participantes. Essa entrevista foi realizada durante o "Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo" (HTPC), com duração de aproximadamente uma hora. Na segunda etapa, foi realizado o trabalho com o grupo de professores. Foram desenvolvidas vinte reuniões de uma hora, as quais ocorreram semanalmente, também durante o HTPC. Nessas reuniões, foram trabalhados, por meio de discussões e reflexões, os temas que os participantes abordavam espontaneamente. O referencial teórico adotado para as atividades propostas foi o do Sociodrama Educacional. Na terceira e última etapa, ocorreu uma avaliação, com cada professor, com o objetivo de verificar como foi participar do grupo reflexivo. Nessa etapa, foi realizada uma nova entrevista com cada professor, com duração de uma hora cada. As entrevistas individuais e as reuniões de grupos foram gravadas e transcritas literalmente. Para analisar os resultados das entrevistas, foi realizada a Análise de Conteúdo. As reuniões de grupo foram analisadas não apenas por meio da Análise de Conteúdo, mas também pela Análise do Processo Grupal, segundo o referencial da Socionomia de J.L. Moreno. Os resultados apontaram que o grupo de professores foi um momento de apoio, troca de experiências, desabafo e crescimento pessoal. Além disso, foi um espaço que o grupo teve para expor os descontentamentos, os conflitos, as descrenças, as angústias e as ansiedades perante os problemas e dificuldades vivenciados no cotidiano escolar. Notou-se que os professores tinham muitos problemas de elacionamento e de aceitação. Percebe-se, também, que os aspectos funcionais do estabelecimento de ensino dificultaram o desenvolvimento do trabalho de grupo e a relação interpessoal. Acredita-se na importância de um trabalho de grupo no contexto escolar como componente metodológico de um projeto de formação e aperfeiçoamento de professores.
Título em inglês
Reflective groups of fundamental education teachers in a sociodramatic
Palavras-chave em inglês
educational sociodrama
primary education
reflective groups
teacher
Resumo em inglês
Research results confirm that groups of teachers experiencing reflective processes have their professional practice improved, they feel valuable and perceive that there is a space where they can be heard. Group work with teachers, with emphasis on the sociodramatic approach, is attracting interest in the literature as an efficient intervention strategy, contributing to a more conscientious and critical reflection on the training of teachers. This study aims to investigate, in a qualitative approach, the conditions, possibilities and limits in the formation of educational sociodramatic groups in institutions of learning. In addition, through evaluating interviews, it was possible to investigate how the participation of primary education teachers in educational sociodramatic groups affected their concepts on the process. A group was formed by 10 fundamental school teachers of a state public school in the interior of the state of São Paulo. The proposed methodology consisted of three procedures. In the first one, each component of the group had his training, history and professional practice profoundly investigated through an individual interview. This was conducted during the period of "Time for Pedagogic Collective Work" (TPCW) for proximately one hour. Work with the group of teachers started the second procedure and it consisted of twenty weekly one hour meetings also during TPCW. The subjects spontaneously raised by the participants were worked up by discussion and reflection and the theoretical reference adopted in the proposed activities was the Educational Sociodrama. In the third and last procedure, in one hour interviews each teacher was evaluated as to his/her feelings after participating in a reflective group. Individual interviews and group meetings were recorded and transcribed literally. Content Analysis was used to verify the interview results. Group results were evaluated by Content Analysis and by Group Process Analysis according to the J.L. Moreno Socionomy referential. Results indicated that group work to the teachers was a moment of support, experience exchange, release of inner feelings and personal growth. In addition, it was a space for them to expose discontentment, conflicts, unbelief, anguish and anxiety in face of the problems and difficulties they experience in their daily school routine. It was evident that teachers had several relationship and acceptance problems a situation, which was not helped by the functional aspects of the school. On the contrary, it seemed to hinder group work and interpersonal relationships. It is believed that group work in the school context is important as a methodological component in projects of training and professional improving of teachers.
 
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Data de Publicação
2008-07-25
 
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  • Carraro, Patrícia Rossi, e ANDRADE, A. S. O Professor do Ensino Fundamental em Grupos de Reflexão. Revista Mal-Estar e Subjetividade , 2011, vol. 11, p. 1339-1378.
  • CARRARO, P. R., e ANDRADE, A. S. O desenvolvimento do professor em grupos reflexivos numa abordagem sociodramática coleta de dados. In SEMINÁRIO DE PESQUISA, IX, Ribeirão Preto, SP, 2006. LIVRO DE RESUMOS.Ribeirão Preto, SP : Légis Summa, 2006. Resumo.
  • CARRARO, P. R., e ANDRADE, A. S. O desenvolvimento do professor em grupos reflexivos numa abordagem sociodramática coleta de dados. In SEMINÁRIO DE PESQUISA, VIII, Ribeirão Preto, SP, 2005. LIVRO DE RESUMOS.Ribeirão Preto, SP : Legis Summa, 2005. Resumo.
  • CARRARO, P. R., e ANDRADE, A. S. O professor do Ensino Fundamental em grupos reflexivos. In Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, SP, 2009. Programa & Resumos.São Paulo, SP : Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, 2009. Resumo.
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