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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.7.2006.tde-17102006-112027
Documento
Autor
Nombre completo
Karen Cardoso Caetano
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2006
Director
Tribunal
Peres, Heloisa Helena Ciqueto (Presidente)
Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Leite, Maria Madalena Januario
Título en portugués
Desenvolvimento e avaliação de um ambiente de aprendizagem virtual em administração em enfermagem.
Palabras clave en portugués
Administração de enfermagem
Informática em enfermagem (educação)
Tomada de decisão (enfermagem)
Resumen en portugués
As Novas Tecnologias da Informação e Comunicação são uma realidade na sociedade atual e também no ensino. Na busca da utilização do ensino mediado pelo computador, ambientes virtuais de aprendizagem são utilizados visando atender às necessidades educacionais e culturais de determinados grupos. O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar um ambiente virtual de aprendizagem sobre tomada de decisão em enfermagem. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu em três fases: Concepção e Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação. O ambiente virtual de aprendizagem sobre tomada de decisão em enfermagem desenvolvido é composto por materiais educacionais com ênfase no conteúdo (Guia de Orientação do Aluno, bibliografia, hipertexto), nas atividades (hipertexto com exercícios lúdicos, histórias em quadrinhos digitais, editor de texto coletivo, elaboração de perfil) e na interação (chat e fórum). A avaliação do ambiente foi realizada por onze especialistas das áreas de informática na educação, administração em enfermagem e informática. Os itens avaliados foram referentes aos aspectos pedagógicos (conteúdo, atividades e interação) e aos aspectos técnicos (tempo de resposta e qualidade da interface). Na maioria dos itens os especialistas avaliaram que as características foram atendidas ou parcialmente atendidas, sugerindo algumas modificações. Concluiu-se que a metodologia de desenvolvimento do ambiente virtual de aprendizagem foi um dos pontos determinantes para o sucesso do projeto. A utilização de ambientes virtuais de aprendizagem no ensino de enfermagem, ainda é uma estratégia que precisa ser amplamente pesquisada e divulgada visando à criação e a inovação de estratégias específicas para o ensino de enfermagem.
Título en inglés
Development and evaluation of a virtual environment in nursing administration.
Palabras clave en inglés
Decision making (nursing)
Informatics in nursing (education)
Nursing administration
Resumen en inglés
New Information and Communication Technologies are a reality in contemporary society and also in education. In the search of using computer mediated teaching, virtual teaching environments are used aiming to answer educational and cultural needs of certain groups. The objective of this study is to develop and evaluate a learning virtual environment on decision making in the Nursing field. For that, the methodology consisted in three stages: Conception and Planning, Development and Evaluation. The developed learning virtual environment on decision making in Nursing is composed by educational material with emphasis on content (Student Orientation Guide, bibliography, hypertexts), on content itself and on activities (hypertexts with playful exercises, digital frames stories, collective texts editors, profile elaboration) and on interaction (chat and forums). The evaluation of the environment was carried on by eleven specialists of areas such as Informatics in education, Administration in Nursing and to Informatics. The evaluated items referred to pedagogic aspects (content, activities and interaction) and to technical aspects (answering time and interface quality). For the most part of items, the specialists evaluated the characteristics as completely or partially satisfying, suggesting some modifications. It concluded that the development of the virtual environment methodology on learning was one of the determinative points to the project’s success. The utilization of virtual learning environment in Nursing education is still a strategy that needs to be broadly researched and divulged aiming to create specific strategies innovation to Nursing teaching.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Karen_Caetano.PDF (4.85 Mbytes)
Fecha de Publicación
2006-11-22
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • CAETANO, Karen Cardoso, e PERES, Heloísa Helena Ciqueto. Quadrinhos digitais apoiando o aprendizado do processo de tomada de decisão em enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem. Revista Eletrônica de Enfermagem, 2009, vol. 11, p. -.
  • CAETANO, Karen Cardoso, PERES, Heloísa Helena Ciqueto, e FUGULIN, Fernanda Maria Togeiro. An expert system prototype for the classification of the complexity of assistance in nursing. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso) [online], 2007, vol. 6, p. -. Dispon?vel em: http://www.uff.br/objnursing/index.php/nirsing/article/view/735/167.
  • CAETANO, Karen Cardoso, Peres, Heloísa Helena Ciqueto, and PERES, Heloísa Helena Ciqueto. Metodologia para estruturação de hipertexto aplicado ao ensino de enfermagem [doi:10.1590/S0103-21002007000200010]. Acta Paulista de Enfermagem [online], 2007, vol. 20, p. 175-178.
  • COSTA, Juscilynne Barros da, et al. Avaliação e aplicação de um curso on-line sobre Úlcera por Pressão para Enfermagem. Campos do Jordão, 29 de novembro a 03 de dezembro. In XI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde, Campos do Jordão, 2008. Anais - CD-ROM., 2008. Resumo.
  • PERES, Heloísa Helena Ciqueto, e CAETANO, Karen Cardoso. Instrumento de classificação da gradação da complexiDade assitencial de pacientes de Fugulin et all Adaptado ao Expert SINTA. Promovido pela Soc. Bras. de Informática em Saúde. Ribeirão Preto, em 7 a 10 de novembro. In IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: A Informática em saúde a serviço do Brasil, Ribeirão Preto, 2004. Anais [CD-ROM]., 2004. Resumo.
  • CAETANO, Karen Cardoso, e PERES, Heloísa Helena Ciqueto. Avaliação de ambiente virtual de aprendizagem em Administração em Enfermagem: um estudo de caso. In XIII Pan American Nursing Reasearch Colloquium, Miami, Florida - USA, 2012. ANAIS.Miami, Florida - USA 2 a 7/09, 2012. Resumo.
  • CAETANO, Karen Cardoso, e PERES, Heloísa Helena Ciqueto. Desenvolvimento de quadrinhos digitais apoiando o aprendizado do processo de tomada de decisão em enfermagem. In X Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: Informática em Saúde e Cidadania, Florianópolis-SC, 2006. ANAIS - CD-ROM.Florianópolis-SC, out. 14-18 : Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, 2006. Resumo.
  • CAETANO, Karen Cardoso, e PERES, Heloísa Helena Ciqueto. Desenvolvimento e avaliação de um ambiente virtual de aprendizagem em administração em enfermagem. Ribeirão Preto, 26 e 27 de junho. In ConTIC-Saúde - Congresso Tecnologia e Humanização na Comunicação em Saúde, Ribeirão Preto, 2007. Anais.Ribeirão Preto, 2007. Resumo.
  • PERES, Heloísa Helena Ciqueto, e CAETANO, Karen Cardoso. Construção e Planejamento de Protótipo de CD-ROM educacional em saúde da mulher utilizando oevereste 5.0. Promovido pela Soc. Bras. de Informática em Saúde. Ribeirão Preto-SP, 7 a 10 de novembro. In IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde: A Informática em saúde a serviço do Brasil, Ribeirão Preto, 2004. Anais [CD-ROM., 2004. Resumo.
  • PERES, Heloísa Helena Ciqueto, et al. Da sala de aula presencial para o ambiente virtual de aprendizagem: considerações, planejamento e experiências. In Claudia Prado, Heloisa Helena Ciqueto Peres, e Maria Madalena Januário Leite. Tecnologia da Informaçlão e comunicação na enfermagem. Organizador.2. São Paulo : Atheneu, 2010{Volume}, p. 85-102.http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7131/tde-17102006-112027/
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