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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.71.2024.tde-17052024-172221
Documento
Autor
Nome completo
Daniela Maria Alves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2024
Orientador
Banca examinadora
Vasconcellos, Camilo de Mello (Presidente)
Barbosa, Paula Nishida
Sá, Lilian Panachuk de
Silva, Bruno Sanches Ranzani da
Silva, Fabiola Andrea
Título em português
Por uma arqueologia da infância: brincadeiras, jogos e aprendizagens nas praticas cotidianas das crianças nos séculos XIX e XX
Palavras-chave em português
Crianças. Infâncias. Brincar. Modos de aprendizagem. Análise de coleções arqueológicas dos séculos XIX e XX.
Resumo em português
Esta pesquisa respaldou-se em três pilares: cultura material associada às crianças proveniente de cinco coleções arqueológicas; documentos escritos e documentos iconográficos relativos às espacialidades e temporalidades do material arqueológico. Essas coleções referiram-se aos sítios Antigo Convento do Carmo, localizado no Rio de Janeiro, Praça das Artes, em São Paulo, Solar da Travessa Paraíso, em Porto Alegre, Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, e Sítio do Capão, em São Paulo, atravessando os séculos XIX e XX. Os objetivos centraram-se em caracterizar a cultura material associada às crianças; identificar as atividades das crianças; inferir sobre os grupos de crianças que utilizaram a cultura material; refletir sobre os modos de aprendizagem a partir do brincar e refletir sobre os relacionamentos que influenciaram as aprendizagens das crianças. Estabeleceu uma problemática a partir de duas questões: Como as crianças aprendiam pelo brincar? Como os relacionamentos influenciaram as aprendizagens das crianças? Além da concepção de aprendizagem definida ante a teoria da participação periférica legitimada, conceitos como criança, infância, cultura material associada às crianças, brinquedo e brincar respaldaram este trabalho. As análises geraram inferências sobre as diversas atividades das crianças, com ênfase nos brinquedos. Concluiu-se que as crianças aprendiam por meio das brincadeiras de imaginação e dos jogos de regras. Outros modos de aprendizagem, como a negociação e a cooperação, puderam ser inferidos a partir de memórias literárias, e que também evidenciaram perspectivas pessoais sobre as experiências infantis. Os relacionamentos mais próximos foram determinados como variáveis que influenciaram diretamente as aprendizagens das crianças. Considerou-se que as relações estabelecidas com os adultos e com os pares ora suportaram ora restringiram as aprendizagens infantis.
Título em inglês
Towards an archaeology of childhood: play, games and learning in everyday life of children in the 19th and 20th centuries.
Palavras-chave em inglês
Children. Childhood. Play. Learning modes. Analysis of archaeological collections from the 19th and 20th centuries
Resumo em inglês
This research was supported by three pillars: material culture associated with children from five archaeological collections; written and iconographic documents related to the spatial and temporal aspects of the archaeological material. These collections referred to the sites of the Antigo Convento do Carmo, located in the city of Rio de Janeiro, Praça das Artes, in the city of São Paulo, Solar da Travessa Paraíso, in the city of Porto Alegre, Praça Brigadeiro Sampaio, in the city of Porto Alegre, and Sítio do Capão, in the city of São Paulo, spanning the 19th and 20th centuries. The objectives focused on characterizing the material culture associated with children; identyfing childrens activities; inferring the groups of children who used the material culture; reflecting on modes of learninf through play; and considering the relationships that influenced childrens learning. The study posed two main questions: How did children learn through play? How did relationships influence children's learning? In addition to the concept of learning defined in the theory of legitimate peripheral participation, concepts such as child, childhood, material culture associated with children, toy, and play supported this work. The analyses led to inferences about the various activities of children, with an emphasis on toys. The conclusion was that children learned through imaginative play and rule-based games. Other modes of learning, such as negotiation and cooperation, could be inferred from literary memories, which also revealed personal perspectives on childhood experiences. Closer relationships were determined as variables that directly influenced children's learning, and also, these relationships established with adults and peers either supported or restricted children's learning.
 
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Data de Publicação
2024-06-10
 
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