• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2024.tde-04062024-185330
Documento
Autor
Nombre completo
Renata Rodrigues da Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2024
Director
Tribunal
Juliasz, Paula Cristiane Strina (Presidente)
Cirqueira, Diogo Marçal
Girotto, Eduardo Donizeti
Gonçalves, Amanda Regina
Título en portugués
A produção de saberes geográficos antirracistas por professores de Geografia
Palabras clave en portugués
Capitalismo
Currículo Paulista
Ensino de Geografia
Racismo Estrutural
Relações Étnico-Raciais
Resumen en portugués
Nesta pesquisa, investigamos a temática étnico-racial no ensino de Geografia. Para tanto fizemos uma pesquisa documental da Lei 10.639/03 e das Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais, assim como do Currículo Paulista com a finalidade de analisarmos a forma como tais documentos abordam essa temática em seu texto e investigamos, por meio de entrevistas em caráter aberto, como os(as) professores(as) de Geografia do Ensino Fundamental Anos Finais estão desenvolvendo em suas aulas a temática étnico-racial. Para realizar tais análises partimos do pressuposto de que as relações étnico-raciais no Brasil marcam o espaço e definem suas estruturas, assim, o racismo é estrutural. Verificamos que o Currículo Paulista negligencia o caráter estrutural dessas relações e debate de forma incipiente as desigualdades raciais no território brasileiro. As entrevistas revelaram que na sala de aula alguns docentes têm desenvolvido atividades que evidenciam o caráter opressor das relações étnico-raciais tanto em termos individuais e institucionais como em termos sociais. No entanto, nas entrevistas percebemos que as atividades docentes se voltam com menor frequência para a relação que há entre racismo e capitalismo
Título en inglés
The production of anti-racist geographical knowledge by geography teachers
Palabras clave en inglés
Capitalism
Currículo Paulista
Ethnic-racial relations
Geography education
Structural racism
Resumen en inglés
In this research, we investigated ethnic-racial themes in Geography teaching. To this end, we carried out documentary research on Lei 10,639/03 and the Diretrizes para a Educação das Relações Étnico-Raciais, as well as the Currículo Paulista with the purpose of analyzing the way in which these documents address this topic in their text. We also investigated, through open interviews, how Geography teachers in Elementary School Final Years are developing ethnic-racial themes in their classes. To carry out such analyzes we start from the assumption that ethnic-racial relations in Brazil mark the space and define its structures, thus, racism is structural. We found that the Currículo Paulista neglects the structural nature of these relationships and only incipiently debates racial inequalities in Brazilian territory. The interviews revealed that in the classroom some teachers have developed activities that highlight the oppressive nature of ethnic-racial relations both in individual and institutional terms and in social terms. However, in the interviews we noticed that teaching activities are less frequently focused on the relationship between racism and capitalism
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-06-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.